Secretaria de Saúde disponibilizará 300 testes rápidos de ISTs para forrozeiros do Arraiá do Povo

O objetivo é atender até 75 pessoas e realizar os testes de HIV, Sífilis, e Hepatite B e C

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, viabilizará nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, a partir da 19 horas, 300 testes rápidos para os forrozeiros do Arraiá do Povo, instalado na Orla da Atalaia. O objetivo é atender até 75 pessoas e realizar os testes de HIV, Sífilis, e Hepatite B e C. Além disso, no stand serão distribuídos preservativos, gel lubrificante e folhetos informativos.

O gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, enfatiza a importância das ações de prevenção às ISTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), realizadas pela SES no festejo. “Em um evento como esse, que atrai muitas pessoas, é uma boa oportunidade para o forrozeiro fazer o teste e saber a sua sorologia. Um dos objetivos do programa é facilitar o acesso aos testes, promovendo o diagnóstico precoce para que seja iniciado o tratamento o mais cedo possível, quando o resultado é positivo. Os casos reagentes encaminhamos para outros serviços”, conta o médico Sanitarista.

A ação de testagem também foi realizada nos dias 20 e 21, quinta e sexta-feira passados. No primeiro dia foram atendidas 70 pessoas, nelas realizados quatro testes, totalizando 280 exames. Destes, dois reagentes para sífilis, nenhum para HIV e Hepatite B e C. Já na sexta-feira foram realizados 50 atendimentos e não houve nenhum resultado reagente.

Durante todos os dias de evento, que segue até o dia 30 deste mês, a barraca da prevenção está presente, realizando a distribuição de preservativos e mobilizando os forrozeiros. “É importante aproveitar esses festejos para intensificar as ações. Prevenção é essencial e a discussão é sempre válida. Queremos levar a mensagem da campanha e da prevenção”, finaliza.

Comente: