Saúde de Aracaju intensifica ações da Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está intensificando as ações durante a última semana de Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que tem como meta atingir pelo menos 95% de cobertura das crianças que integram o grupo de um a menos de cinco anos de idade.

Até o momento, o município imunizou 92,82% das crianças contra a pólio e 92,89% contra o sarampo. Isso significa que apenas cerca de 700 crianças faltam ser imunizadas para atingir a meta.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, várias ações de intensificação da SMS já estão sendo praticadas desde o início da campanha e seguirão acontecendo nos próximos dias. “Nesta semana, iremos vacinar na quarta-feira, 12, com o Consultório de Rua, que é uma unidade móvel, no bairro 17 de março, onde a cobertura vacinal foi baixa. Também funcionaremos das 8h às 12h e das 14h às 16h, em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras)”, enfatizou Taise.

Outra ação que a SMS traçou estrategicamente para imunizar o maior número de crianças possíveis, foi a implantação do horário estendido das unidades durante alguns dias da campanha.

Tipos da vacina

Vale lembrar que os responsáveis não podem deixar de levar a caderneta de vacinação, pois existem alguns detalhes que serão observados pelos profissionais que aplicarão as doses.

“Para a poliomielite, as crianças que nunca tomaram receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Entretanto, as que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças dentro da faixa etária receberão uma dose da Tríplice Viral, independentemente da situação vacinal. Por isso, é indispensável à apresentação da caderneta no momento da aplicação”, falou Taise.

Além da medida extra, todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde estão abertas em horário normal, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, para vacinar o público-alvo contra o sarampo e a poliomielite, até terminar as doses de vacina da campanha enviadas pelo Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *