Samu atende chamado e realiza parto de paciente no município de Salgado

A equipe de suporte básico foi até o Povoado Tombo Gorete, no município de Salgado e realizou o parto natural de um menino. Mais tarde, o recém-nascido e a mãe foram encaminhados para Maternidade Santa Isabel,em Aracaju

Com 14 anos de atuação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, a técnica de enfermagem Thaís Dias Carvalho comemora a sua participação nos 14 procedimentos de parto realizados durante os plantões que exerceu nesse período. A técnica integrou uma das equipes pré-hospitalares que atenderam, na última quinta-feira, 14, Eliclecia Santos Lima, 23 anos, que se encontrava no Povoado Tombo Gorete, no município de Salgado. A paciente, segundo Thaís, se encontrava com contrações e indicativo de trabalho de parto.

A técnica de enfermagem conta que a paciente já havia completado nove meses de gestação e apresentava dor na parte inferior do ventre. “A equipe de suporte básico da qual faço parte foi até o local da ocorrência e, após avaliação, comunicou à Central de Regulação de Urgências [CRU] a situação.

Imediatamente, conforme orientações da CRU, procuramos nos unir a uma equipe de suporte avançado e, durante o transporte, quando em passagem pela ponte do Rio Poxim, o bebê nasceu através de parto natural, estando o menino ativo, choroso e corado”, descreve a profissional do Samu com alegria.

Segundo Thaís, as equipes auxiliaram em todo processo de parto e cuidado com o recém-nascido, encaminhando mãe e filho para a Maternidade Santa Isabel, localizada no bairro Santo Antônio, em Aracaju. “Ficamos muito felizes com o atendimento prestado. O parto é considerado a ocorrência mais prazerosa, cumprida pelos profissionais do Samu, uma vez que auxiliamos na chegada de crianças ao mundo”, declarou, considerando a importância do kit parto presente nas unidades de suporte básico e avançado (semi-UTIs) do Samu, necessário para a realização de procedimentos de emergência envolvendo gestantes.

Comente: