Saiba como identificar e denunciar um golpe de WhatsApp

Os golpes mais comuns do whatsapp

O WhatsApp é o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros há anos. E da mesma forma que com a popularização do e-mail, começaram a surgir os golpes e propagação de vírus pelos correios eletrônicos, o mesmo acontece com o Whatsapp.Os criminosos aproveitaram que grande parte da população utiliza o Zap todos os dias, seja para se comunicar com família, amigos, trabalhos, pagar contas, comprar produtos, contratar serviços e etc, para aplicar diversos golpes diariamente.Por isso, nesse artigo vamos listar os golpes mais comuns do whatsapp, como eles funcionam, de qual maneira identificar e como evitá-los.

Os principais golpes de Whatsapp em 2022

Como dissemos antes, os golpes estão cada vez mais sofisticados e diversificados. Existem vários roteiros, truques e estilos de golpe, mas, felizmente ou infelizmente, quem fornece a informação crucial somos nós, as vítimas e por isso, em muitos casos, apenas por estar atentos, conseguimos escapar.São dois tipos principais de golpes que, a partir daí, começam a variar. Temos aqueles em que os criminosos precisam do código de autorização para duplicar o perfil do WhatsApp da vítima;E aquele em que os criminosos enviam mensagens com links para aplicativos falsos que infectam o celular da vítima.Confira mais detalhadamente a seguir.

Link de confirmação do WhatsApp

Antes de começar a listar os golpes, é importante relembrar como é o registro de uma conta no Whatsapp. 
Assim que uma pessoa faz o download e registra seu número no aplicativo, automaticamente o Whatsapp envia um SMS para o celular da pessoa, com um código. Esse código serve para confirmar que esse aparelho de celular está autorizado a abrir o Whatsapp com esse número de telefone. 
É justamente para garantir que o perfil do Whatsapp esteja sendo aberto no celular do usuário e não em outro aparelho.

Sequestro da conta de WhatsApp

Para a maioria dos golpes funcionarem, os criminosos precisam se passar por outra pessoa e, por isso, o ideal é que eles “roubem” a conta de alguém. Dessa forma, conseguem acesso a toda rede de contatos da vítima.
Portanto, os criminosos utilizam diversas estratégias ao enviar as mensagens para as vítimas e, assim, obter o código de confirmação do perfil e conseguir abrir a conta em outro aparelho. 
Por isso, os criminosos enviam mensagens como:Fingir que a vítima ganhou bilhetes para algum evento (show, espetáculo, futebol, restaurante etc) e que precisa do código de confirmação enviado por SMS;Fingem se passar por uma marca de roupas e que a vítima ganhou um desconto e que precisam do código de confirmação para ativá-lo;Se passam por algum órgão do governo que precisa de algum código enviado por SMS para confirmar dados sobre algum procedimento. Um exemplo: confirmar a data e local de vacinação, na época da pandemia.
Independente de qual estratégia utilizada, após conseguir o código de confirmação, os criminosos já têm tudo o que precisam. Portanto, nunca envie nenhum código de confirmação para nenhum contato do Whatsapp.

O golpe do conhecido pedindo dinheiro

Essa é uma das mais comuns e com certeza você já ouviu falar. Os criminosos enviam uma mensagem para a vítima como se fossem um amigo/conhecido pedindo ajuda financeira, ou em alguns casos, algum documento, como passaporte ou dados bancários.
Porém, muitas vezes um número envia uma mensagem dizendo se tratar de um amigo, mas ele não diz quem é. O que o criminoso faz é “jogar um verde” e esperar que você adivinhe quem é a pessoa e, a partir daí, o criminoso se faz passar por essa pessoa e começa todo o processo de criar uma história em que o objetivo é conseguir dinheiro ou informações privadas.
Esse é um dos golpes mais diretos, porque, provavelmente, o criminoso já duplicou a conta de algum contato seu.

Golpe das supostas vagas de trabalho

Outro golpe muito comum do WhatsApp é o das “empresas anunciando vagas de trabalho”. Os criminosos colocam uma foto e nome “oficial” de alguma empresa e enviam uma mensagem solicitando dados da vítima como forma de preencher informações da vaga ou confirmar que a pessoa conseguiu o trabalho. Às vezes, também, enviam links para a pessoa acessar o formulário e, na verdade, são páginas que levam a vírus ou aplicativos maliciosos.
Dados da empresa de segurança PSafe mostram que entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 foram mais de 600 mil tentativas de fraude, uma média de 120 mil por mês. As ofertas, com salários bastante atrativos, não passam de um golpe que tem feito cada vez mais vítimas e não é à toa: a cada minuto, duas vagas falsas são enviadas por mensagens para os brasileiros.

Eventos comemorativos

Os criminosos aproveitam datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Black Friday, etc, e enviam mensagens se passando por marcas famosas com links que dão acesso a descontos e promoções. A pessoa clica no link e é enviada para alguma página com adwares que contaminam o celular com propagandas.

Mensagens encaminhadas

As mensagens encaminhadas também são uma maneira dos criminosos espalharem seus links contaminados para milhares de pessoas. Através de uma notícia que esteja em alta eles enfiam no meio da mensagem algum link malicioso e, dessa forma, conseguem atingir muito mais vítimas. Por se tratar de uma estratégia que envolve notícias polêmicas, atuais e do interesse de todos, geralmente este golpe ocorre em épocas de eleições, onde as fake news correm soltas nos grupos de Whatsapp.

Melhor maneira de se proteger

Agora que você viu quais são e como funcionam os golpes mais comuns do whatsapp em 2022, está na hora de entender como se proteger deles. E uma das principais dicas que podemos dar, você já fez: ter conhecimento do risco.
Claro, é impossível conhecer todos os tipos de golpes que existem, mas saber que existe esse rico e saber como é a estratégia básica dos criminosos, já é excelente para ter noção de como se proteger.Além disso, sempre desconfie de qualquer mensagem que pareça minimamente suspeita. Não importa quem seja o mensageiro. 

Como denunciar golpes pelo whatsapp

De acordo com o site oficial do aplicativo, sempre que você suspeitar de algo você pode bloquear e/ou denunciar o contato que te enviou a mensagem.
Quando você denuncia um contato:O WhatsApp recebe as últimas cinco mensagens que o usuário ou grupo denunciado enviou para você. O usuário ou grupo não recebe nenhuma notificação. O WhatsApp recebe o ID do usuário ou do grupo denunciado, e informações sobre quando a mensagem foi enviada e sobre o tipo de mensagem (como imagem, vídeo ou texto).Se preferir, você pode pressionar e segurar uma mensagem para denunciar uma conta.Podemos banir contas se acreditarmos que elas violam nossos Termos de Serviço. Segundo nossos Termos de Serviço, podemos banir usuários sem notificá-los.É importante ressaltar que uma denúncia de violação dos nossos Termos de Serviço não necessariamente resulta no banimento do usuário ou em outras medidas contra esse usuário.
E, caso você seja vítima de algum golpe, também é possível fazer a denúncia em uma Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc). Presentes em vários estados brasileiros, você só precisa conferir qual a delegacia mais próxima de você.Por fim, fica o aviso: nunca envie seu código de autenticação ou PIN para nenhum contato do whatsapp e sempre desconfie de qualquer mensagem minimamente suspeita. Isso pode te proteger da grande maioria dos golpes mais comuns de whatsapp em 2022.

Fonte: https://comparaepoupa.com.br/blog/golpe-whatsapp/

Comente: