“Os carroceiro precisam ganhar seu pão, precisamos fazer uma ampla discussão sobre a extinção das carroças”, afirma Seu Marcos

Após se posicionar contrário ao Projeto de Lei 106/2017, que cria o programa de redução gradativo de número de veículos de tração animal e propulsão humana, o vereador Seu Marcos (PHS) propôs uma ampla discussão para melhorar a proposta nesta terça-feira, 4, em ato na porta do Legislativo Municipal de Aracaju.

De acordo com ele, o projeto é importante, mas não garante o sustento dos cidadãos que sobrevivem da atividade. “Votei contra o projeto, neste momento, porque sou a favor de uma ampla discussão. Precisamos capacitar os carroceiros, dar a oportunidade para que eles possam ingressar no mercado de trabalho”, defendeu o parlamentar.

Diante dos manifestantes que passaram a manhã na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) acompanhando os debates na Casa, Seu Marcos reafirmou que nenhuma política pode ser adotada antes de manter os direitos e a dignidade dos carroceiros. “Sou contra os maus tratos dos animais. Quero ver todos os animais sendo bem cuidados, bebendo água e sendo bem alimentados, mas também quero ver esses trabalhadores levando o pão para casa para alimentar suas famílias”, frisou.

Ainda durante sua fala, Seu Marcos explicou: “a prefeitura precisa oferecer cursos de capacitação, o carroceiro precisa saber tratar seu animal e para isso precisamos discutir novos mecanismos para atividade. Não podemos penalizar o carroceiro que já é um sofredor. São muitos pais de famílias que precisam da renda pra sustentar suas casas e seus filhos” , finalizou.

 

O projeto foi derrotado em segunda discussão em votação realizada hoje na CMA.

Comente: