Governo investe R$ 17 milhões na aquisição de novos equipamentos para rede hospitalar de Sergipe

A chegada dos 465 equipamentos hospitalares é um acontecimento inédito no Estado, dado ao volume físico e financeiro de aparelhos médicos adquiridos de uma só vez

Para melhorar a qualidade no atendimento à saúde da população sergipana, o governador Jackson Barreto realizou, nesta quinta-feira, 16, a entrega de 465 equipamentos hospitalares adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para as unidades da rede. O governo do Estado de Sergipe, por meio da SES, também firmou contrato de locação de ambulâncias para atender às demandas do Samu. Foram entregues, na ocasião, 25 ambulâncias das Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA), parte delas adquiridas com recursos do Estado. As ambulâncias integrarão à frota do Samu 192 Sergipe, garantindo melhor serviço e melhor atendimento à população de Sergipe.

“Até o fim do ano, teremos 90 ambulâncias do Samu disponíveis para o atendimento ao nosso povo. Em dezembro, chegarão as 30 novas ambulâncias compradas pelo Estado que se somarão as 25 entregues hoje e as 35 que já estão em circulação. A aquisição desses aparelhos e das ambulâncias é para melhorar os serviços oferecidos ao nosso povo. A saúde precisa ser oxigenada diariamente, o que requer recursos e, mesmo com tantas dificuldades, estamos buscando alternativas e fazendo todo o esforço para garantir melhorias para área”, declarou Jackson.

A chegada dos 465 equipamentos hospitalares é um acontecimento inédito no Estado, dado ao volume físico e financeiro de aparelhos médicos adquiridos de uma só vez. São 21 tipos diferentes, dentre eles monitores de sinais vitais, respiradores artificiais, aparelhos de anestesia, desfibriladores cardíacos, aparelhos de ultrassom colorido e incubadoras para recém-nascidos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, os equipamentos entregues nesta quinta, fazem parte da primeira de uma série de entregas, que totalizam um investimento superior a R$ 17 milhões. “Fizemos a entrega de mais de 400 novos equipamentos médico-hospitalares, de um total de 900 que serão distribuídos nos hospitais da rede estadual de saúde, equipamentos de primeiríssima necessidade, cobrados por enfermeiros e médicos ao longo dos anos. É realmente um dia de felicidade, pois os profissionais terão os equipamentos necessários para atender à população. São equipamentos novos que serão direcionados ao Hospital de Urgência de Sergipe -Huse, para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e para os hospitais de Lagarto, Estância, Glória, Propriá, Socorro, enfim, para toda a rede hospitalar estadual. Também entregamos s mais 25 veículos à frota do Samu, ambulâncias de primeira linha para fortalecer o serviço e, no próximo mês de dezembro, nós estaremos trabalhando com 30 novas ambulâncias compradas pelo governo do Estado”, reforçou Almeida.

Os aparelhos contemplarão 13 unidades hospitalares e o Samu Sergipe e vão ampliar prestação de serviços de saúde, como por exemplo com a oferta da Ultrassonografia com Dopller , recurso especial dos exames de ultrassonografia que permite a detecção e avaliação de estruturas em movimento, em especial no corpo humano, do fluxo sanguíneo.

“Esses novos aparelhos facilitam muito o atendimento, têm uma importância fundamental para melhorar os serviços oferecidos aos nossos pacientes. Vamos continuar atendendo da melhor forma possível a todos, mas precisávamos realmente da compra de novos equipamentos para atender a demanda crescente”, afirmou o superintendente do Huse, Luis Eduardo Correia.

Com relação às ambulâncias, a coordenadora assistencial do Samu, Érica da Silva Lima, explicou que a aquisição dos novos veículos beneficia tanto a população assistida quanto os profissionais que trabalham para salvar vidas diariamente. “A chegada dessas ambulâncias é primordial para dar mais acesso e qualidade à população que necessita do nosso serviço. O Samu está presente em 75 municípios sergipanos. Toda vez que a gente tem uma ocorrência, ter mais ambulâncias nos proporciona a chegada mais rápida, o que é maravilhoso para nossa população. Essas ambulâncias estão chegando para deixar a equipe ainda mais perto da população. São viaturas novas, o que é importante, pois a população precisa disso, de ter mais acesso e esse vínculo estabelecido com o Samu. E poderemos também montar mais bases em cada interior, ou seja, garantindo que o estado esteja totalmente coberto pelo Samu”.

Para o vice-governador, Belivaldo Chagas, as novas ambulâncias reforçam o compromisso do Estado com a saúde dos sergipanos e a preocupação na busca de fazer o possível para garantir a assistência dos cidadãos, principalmente os que mais precisam. “O governo do Estado tomou as providências para renovar a frota do Samu. Inicialmente, alugando ambulâncias até que a gente receba ambulâncias novas que o Estado está adquirindo, assim como, ambulâncias novas que cobramos ao governo federal para Sergipe. O importante é que tratemos as pessoas com dignidade e possamos prestar um melhor serviço à população”.

Comente: