Governo e Prefeitura buscam melhorias para Hospital Cirurgia

Foi discutido um novo contrato que visa otimizar os serviços na unidade de saúde

O governador Jackson Barreto recebeu nesta quinta-feira, 27, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, os secretários da Saúde do Estado e do Município, Almeida Lima e André Sotero, e o novo diretor-presidente do Hospital Cirurgia, Milton Santana, para conversar sobre ações em conjunto que objetivam a melhoria na prestação de serviços no Hospital Cirurgia.

De acordo com Jackson, é preciso que cada gestão assuma sua parte para que os problemas sejam amenizados de forma eficiente. “Temos um novo ambiente. A prefeitura resolveu o problema da área dos médicos, o Hospital Cirurgia tem uma nova direção, e a gente precisa então discutir uma nova contratação de serviços para atender melhor a população. Nós somos responsáveis por isso. Estamos procurando ver os problemas, as questões, que já foram invocadas pelo Cirurgia num momento de crise e a gente está buscando um entendimento para que cada um assuma, cumpra e não transfira a suas respectivas responsabilidades”, afirmou.

União que o prefeito Edvaldo também reconhece como primordial para o bom funcionamento da saúde pública. “Essa reunião foi muito importante para toda a população. Eu e o governador já tínhamos discutido isso, pois achamos fundamental fortalecer o pacto entre o Governo e a Prefeitura, que formamos desde o início, em prol da construção de uma saúde pública de qualidade. Precisamos nos dar as mãos para reconstruirmos esse quadro, e o Hospital Cirurgia é um dos elementos dessa reconstrução. Atualmente, ele tem dificuldades, mas estamos buscando novas articulações para que ele possa reencontrar mecanismos pelos quais possa prestar um serviço melhor e mais eficiente”, declarou.

Para o secretário da Saúde, Almeida Lima, o governador sempre esteve comprometido com o dever de cuidar da saúde da população sergipana. “Todos conhecem os problemas que existem nas três esferas de poder devido à crise que há no país, mas sabemos também que a população não pode deixar de receber um bom serviço, independente da nossa situação financeira. Por isso, um dos principais debates de hoje foi a possibilidade de ampliar a oferta de cirurgias, já que identificamos que há uma enorme demanda reprimida envolvendo essa problemática”, completou.

Já o secretário da Saúdo de Aracaju, André Sotero, afirmou que o trabalho entre as gestões será facilitado, pois a nova direção do Cirurgia está em sintonia com as administrações do Estado e do Município. “Essa foi a segunda reunião que tivemos entre o Estado e a Prefeitura com esse sentido de melhorar a saúde pública, e isso é uma prova de que estamos vivendo um momento histórico, pois temos a união de pessoas que têm uma afinidade de ideias e uma sensibilidade muito grande para com o sofrimento das pessoas. A gente também fica muito feliz com essa nova administração do Hospital Cirurgia, pois ela também tem mostrado essa disposição para resolver os problemas. O Cirurgia está com o contrato para vencer, e uma das coisas debatidas foi um novo contrato. Com ele, esperamos trazer boas notícias à população”, disse.

Após o término da audiência, o diretor-presidente do Hospital Cirurgia, Milton Santana, disse ter ficado satisfeito com os debates  e que sentiu confiança da parte dos gestores. “Logo quando assumi o hospital, constatei que ele passava por problemas graves. Conseguimos voltar a oferecer alguns serviços que estavam parados, mas, ainda assim há muito o que ser feito. Sempre fui otimista, mas hoje estou ainda mais porque eu senti na fisionomia do governador, do prefeito, e dos seus respectivos secretários de saúde, a vontade de resolver problemas crônicos. Nós podemos e vamos colaborar. A única coisa que a gente precisa é sentar e planejar, estudar o que está errado e corrigir. Questões de ajuste precisam ser estabelecidas e são em reuniões como a que o governador promoveu hoje que surgem as oportunidades para isso”, observou.

Comente: