Em ação social, Dr. Gonzaga leva mamografia para o bairro Soledade

A partir de iniciativa do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) um caminhão equipado com mamógrafo móvel parou no bairro Soledade na manhã deste sábado, 21, para atender 40 mulheres. De acordo com o parlamentar, a escolha do bairro se fez pela necessidade da região. “Esse é um bairro que tenho aproximação desde a primeira vez que me candidatei a vereador. Aqui é um bairro carente que necessita dessa atenção”, explicou.

Dr. Gonzaga acrescentou que essa é uma oportunidade de mulheres humildes, que muitas vezes não tem acesso a esse tipo de exame, fazer o exame preventivo ao câncer de mama. “Essa carreta, que tem parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, conseguimos trazer para Aracaju graças ao apoio do senador Eduardo Amorim que viabilizou o contato”, informou.

À frente da assessoria de Dr. Gonzaga, a jornalista Evanice Franca disse que está feliz pela concretização do projeto. “A gente andou pelo bairro antes de cadastrar as mulheres e verificamos que muitas mulheres nunca tinham feito uma mamografia, tanto por falta de acesso, como pela falta de conhecimento”, revelou.

DSC 0814A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Givalda da Silva Santos foi o ponto de apoio da ação. As mulheres com idade entre 40 e 69 anos aguardaram o atendimento no colégio. De acordo com a diretora da escola, Conceição Teles informou que mães dos alunos da escola fizeram questão de se cadastrar para realizar o exame. “Portanto, temos que agradecer Dr. Gonzaga pela oportunidade grandiosa”, disse.

Como mulher e líder comunitária, a secretária da Emei, Adalgisa Correia não escondeu sua felicidade em as mulheres do seu bairro ter a oportunidade de fazer esse tipo de exame. “Nós temos desenvolvido muitas ações, não só na área da saúde, mas também na educação e cultura, por exemplo”, frisou. Após fazer o exame, a dona de casa Helenildes Santos aprovou a iniciativa e agradeceu ao vereador pela chance de realizar a mamografia.

Exame-Depois de fazer o exame preventivo de câncer de mama se tiver algum tipo de alteração, o Hospital de Câncer de Barretos vai entrar em contato com a paciente para agendar uma consulta na instituição.

Fotos: César de Oliveira 

Comente: