Edvaldo anuncia a programação completa dos festejos juninos de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou na manhã desta quinta-feira, 14, as programações juninas dos palcos Gerson Filho (Forró Caju) e Clemilda (praça General Valadão), do Arraial nos Bairros e da Rua de São João. Foram contratados 148 artistas, grupos musicais e quadrilhas, sendo mais de 90% sergipanos, que irão reforçar as tradições culturais e incentivar a economia da capital durante o período.

Em coletiva à imprensa, o prefeito ressaltou a felicidade de poder oferecer essa programação aos aracajuanos e turistas. “Retomamos os festejos juninos de Aracaju com essas novidades e repletas de atrações. O Forró Caju voltou como uma grande festa, muito organizada e que traz a cultura do nosso povo alegrando a época. Isso tudo mexe com a economia da nossa cidade, não só para os artistas que têm o forró como meio de vida, mas também envolve taxistas, restaurantes, hotéis, ambulantes, gera emprego e renda”, afirmou Edvaldo.

O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Cássio Murilo, explica que a maioria das atrações sendo sergipana é a prova da valorização da cultura local. “O Forró Caju não é apenas uma festa. É o nosso momento maior. É o momento de celebração do que somos e para nos reencontrarmos com a nossa identidade cultural. As tradições juninas precisam se perpetuar e trazemos isso com inovações. Estender o Forró Caju aos bairros, à praça General Valadão e à Rua São João é a democratização de acesso aos bens culturais. No palco Clemilda, por exemplo, iremos unir o que há de mais tradicional ao mais contemporâneo das nossas linguagens artísticas”, destaca Cássio.

Uma das atrações da programação é Santana Baião da Penha, que prestigiou o anúncio. “Tenho orgulho de participar do Forró Caju desde 2013 e é muito bom estar fazendo parte novamente, dessa vez com a volta do Forró Caju, que vai melhorar a economia da cidade nesse período. Como o prefeito falou, é de grande valia termos 90% da programação com artistas locais”, ressaltou o artista.

As atrações da programação foram selecionadas via edital, com um investimento de R$ 660 mil dos R$ 4 milhões aplicados pelo Ministério da Cultura, através de convênio viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal e líder do governo no Congresso Nacional, André Moura. “Estamos vivendo um momento muito diferente do ano passado, em que Aracaju ficou triste sem a tradição Forró Caju. Este ano, não só teremos o Forró Caju na praça dos mercados, como nos bairros, na praça General Valadão e na Rua São João. Isso tudo através da nova política, onde firmamos parcerias e somamos forças para melhorar a vida dos aracajuanos. Já temos atrações nos bairros, o Forró Caju já é uma realidade”, comemora o deputado.

“Utilizamos uma nova maneira de governar. Não politizamos e firmamos parcerias como esta, com o deputado André Moura, e com uma gestão pública de resultados. Queremos saber o que gerou dos investimentos. O Ministério da Cultura também contratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer um estudo dos impactos econômicos da festa em todo Nordeste e, em especial, em Aracaju. Isso vai mostrar os resultados e nos permitir um planejamento ainda mais adequado da festa, para o Forró Caju ir crescendo e melhorando a cada ano”, acrescentou o prefeito.

Também estiveram presentes os vereadores Nitinho, presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Antônio Bittencourt, líder do governo na Câmara, Jason Neto, Carlito Alves, Fábio Meireles, Thiaguinho Batalha, Bigode e Dr. Gonzaga, além dos secretários municipais da Comunicação Social, Luciano Correia; da Educação, Cecília Leite; da Defesa Social e da Cidadania, coronel Luís Fernando Silveira; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira; da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana; e o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas

Comente: