Corrida do Fogo Simbólico marca abertura das comemorações alusivas à Independência do país

 

Tradição iniciada há oito décadas pela Liga da Defesa Nacional, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria tem sido, ao longo desse tempo, o marco de abertura das comemorações da Semana da Pátria, as quais culminam no feriado da Independência, em 7 de setembro.

Realizada sempre no dia 1º de setembro, em Sergipe, a Corrida será oficialmente promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), às 9h, na praça Fausto Cardoso, em Aracaju.

Após ser acendido na Ponte do Imperador, o archote (tocha) com o fogo simbólico será conduzido por alunos atletas da rede estadual, destacados nas modalidades em que competem, até às mãos do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, que fará o acendimento da pira.

Obedecendo ao que rege a lei federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, e a Portaria nº 3565/2016, do primeiro ao sétimo dia de setembro, todas as escolas da rede estadual de ensino deverão hastear e arriar as bandeiras de Sergipe e do Brasil.

Sete de Setembro

As atividades da Semana da Pátria culminarão no dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, com o Desfile Cívico Militar e Estudantil, na Avenida Barão de Maruim, no centro da capital.

Com o tema “Tecnologia a Serviço da Educação”, o desfile iniciará às 8h com a Parada Militar, e prossegue com o desfile estudantil.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, as diretrizes estabelecidas pela Seed para o desfile deste ano consideraram a importância do fortalecimento dos valores cívicos e culturais, do sentimento de identidade, respeito e pertencimento à nação brasileira na formação da cidadania.

Instituições de ensino

O desfile da banda intersetorial da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SecBanda) abrirá a parada estudantil, seguido dos carros alegóricos e de um pelotão abre-alas.

Desfilarão pela avenida Barão de Maruim 15 escolas da rede estadual de ensino, seguidas de um pelotão representativo de todas as escolas da Grande Aracaju circunscritas à Diretoria Regional de Educação 8, com banda marcial própria, e ainda outras quatro escolas particulares da capital.

As instituições comunitárias serão limitadas a um pelotão representativo das diversas instituições e conduzidas pela banda marcial do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *