Aracaju vacina mais de seis mil crianças nas primeiras semanas de campanha contra pólio e sarampo

A estratégia adotada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Augusto Franco, na zona Sul, e Onésimo Pinto, na zona Norte, até as 20h, agradou muito usuários que possuem filhos dentro do público-alvo desta Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Na primeira noite da ação, cerca de 60 crianças foram imunizadas durante as três horas de funcionamento estendido nas duas unidades, somando 6.354 imunizações nos nove primeiros dias de campanha.

 

De acordo com a comerciária Nadja Alves de Oliveira, que levou a filha de um ano e oito meses para se imunizar, esta foi a melhor atitude que a SMS poderia ter tomado durante o período. “Eu mesma trabalho no comércio e não tive tempo de levar a minha filha para se vacinar. Então é uma possibilidade boa que se abriu, por isso eu vim hoje”, explicou.

 

Da mesma forma pensa a professora Jeniffer Franco dos Santos. “Eu trabalho o dia todo, não tenho tempo disponível para levar o pequeno em uma UBS. Quando eu soube que esta unidade do Augusto Franco estaria aberta, corri e trouxe a meu filho logo. Foi muito bom para nós, trabalhadores, a Prefeitura ter aberto esse horário pra gente”, opinou a mãe de LFS, 2 anos, que tomou as vacinas.

 

Grande procura

 

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, a SMS adotou esta estratégia baseada em um diagnóstico realizado pela SMS. “Vimos que muitos pais tinham essa necessidade, pois trabalham durante o dia no mesmo horário de funcionamento das unidades. Por isso, resolvemos ampliar o horário de funcionamento destas duas UBS até hoje, 17, para a vacinação da campanha contra a pólio e o sarampo. Percebemos que houve uma boa procura, mas poderia ser bem melhor. No próximo sábado, 18, é o dia D de mobilização, onde abriremos as salas de vacina de 42 UBS pela manhã, e dez unidades ficarão abertas à tarde. Esperamos aumentar o número de crianças imunizadas na capital”, enfatizou.

 

A diretora informou as 6.354 crianças vacinadas contra as duas doenças equivalem a 19,22% do total. A meta é imunizar 95% dos maiores de um ano e menores de cinco. Nesta primeira noite de horário estendido, foram imunizadas.

 

Na próxima semana, as unidades de saúde que terão salas de vacina com o horário estendido serão as UBS Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, e Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas. “É importante lembrar que estas unidades só terão o horário estendido na quinta, 23, e na sexta-feira, 24”, alertou Taise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *