Alunos da rede municipal comemoram retomada das aulas presenciais

Olhinhos brilhando, muitos sorrisos e reencontros. Esse tem sido o clima em todas as 74 escolas da rede pública de ensino da capital sergipana. Isto porque, após intenso planejamento da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os estudantes retornaram das férias do ano letivo 2021 com aulas presenciais.

Foram cerca de um ano e meio de ensino remoto, devido à pandemia e, hoje, os alunos pareciam estar encantados com a nova fase de retorno à rotina dentro da escola. Enquanto as crianças da creche se divertem em companhia de seus coleguinhas, os alunos do Ensino Fundamental se mostram contentes, aliviados e com todo o gás para o aprendizado em sala de aula.

“Entrar na escola foi uma felicidade para o coração. Quando vi que as aulas presenciais iriam começar fiquei muito feliz e não via a hora disto acontecer. Estava sentindo muita falta dos meus amigos e agradeço muito a Deus por podermos estar aqui. Recebi caderno, máscara, álcool em gel e peço para que as outras crianças não deixem de se cuidar”, expressa Ana Julia, estudando do 4º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, localizada no bairro Mosqueiro.
Já para Maria Sabrina, aluna do 5º ano da Emef Florentino Menezes, no bairro Areia Branca, o retorno para a aula presencial foi também seu primeiro dia na escola de sua nova cidade. Ela disse estar tão ansiosa para este dia que nem conseguiu dormir.
“Hoje quase não dormi e às quatro horas da manhã eu já estava acordada. Eu, meu pai, minha irmã que também é aluna daqui, ficamos muito felizes por voltar a estudar assim. Aqui é tudo bem diferente de onde eu estudava, no interior. Lá não tinha esse cuidado todo que eles têm aqui. Vou ganhar uma blusa da escola, e eles deixam tapete para a gente limpar os pés e álcool para passar antes de entrar, coisas que lá não tinha”, explica a estudante.

Na Emef José Carlos Teixeira, também localizada no Mosqueiro, o estudante do 5º ano, David Miguel, relata que estava com saudades da escola. “Foi bom voltar a ter aulas na escola, depois de tanto tempo sem isso. Não que seja ruim estudar online. É bom, mas estava com saudades daqui. Senti uma grande diferença, porque nunca mais havia saído de casa. Além de tudo, é importante rever os amigos e respirar um pouco”, afirma David. 
As amigas Ana Clara e Alice Alves, 5º ano da Emef Tenisson Ribeiro, no bairro Aruana, ficaram felizes pela volta à sala de aula e pelo reencontro com as pessoas queridas.
“Não gostei da pandemia, meu avô morreu de covid e senti muita falta dos meus amigos, dos professores, da escola e de estudar aqui”, confessa Alice. Ana Clara diz ter sentido algo parecido: “eu não gostava muito de estar longe da escola pois tinha que fazer o dever sozinha, não via meu amigos, não tinha muito contato com as pessoas e tudo isso nos deixava triste. Mas estou muito feliz porque as aulas voltaram e estou muito ansiosa para tudo voltar ao normal”.

Comente: