Sessões de teatro para alunos da rede estadual de ensino

Foto: Janaína Santos
Foto: Janaína Santos

Estudantes de escolas da rede estadual de ensino tiveram um dia letivo diferente. Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o grupo ‘Raízes de Teatro´ proporcionou a 800 alunos de escolas do ensino Fundamental assistirem a peça ‘A Bela Adormecida´.

O evento, que faz parte do projeto ‘A Escola vai ao Teatro´, aconteceu nesta quarta-feira, 29, no Teatro Tobias Barreto, nos turnos da manhã e pela tarde. Barreto.

Para o diretor do Grupo Raízes, essa parceria com a Seed é de suma importância para garantir ao aluno de comunidades carentes o acesso à cultura.

“É um trabalho de formação de platéia e que deve começar na infância. A iniciativa do Seed é muito digna e com certeza contribui para fortalecer os laços entre o aluno e a escola em atividade extra-classe”, declarou Jorge Lins.

A professora Elizabeth Sampaio, que leciona no Instituto Santa Terezinha do Menino Jesus, afirmou que os alunos, ao saber que iriam ao teatro, ficaram radiantes com essa oportunidade.

“É magnífico oportunizar o desfrute de um espaço cultural e ter a oportunidade de assistirem a uma peça clássica da literatura infanto-juvenil. Em sala de aula vamos fazer debates para eles possam expor o que acharam da peça e do teatro”, afirmou a professora.

Emoção contagiante

A alegria era notória em cada criança que adentrava ao teatro. O pequeno Nícolas Mendes, 9 anos, aluno da escola Frei Esmeraldo da Silva Menezes, disse que nem dormiu direito na expectativa de ir ao teatro.

“Gosto muito de filme e já fui ao cinema, mas ao teatro nunca. A bela adormecida é minha história favorita e não via a hora de começar a peça”, disse o estudante.

Ansiosa também estava Taislane Santos, 9 anos, aluna da Escola Estadual Olímpia Bittencourt. “Essa é a primeira vez que venho ao teatro e estou achando tudo muito bonito, muitas luzes e cores. Quero ser atriz quando crescer”, afirmou a aluna.

Escolas participantes

Participaram do evento as escolas da rede estadual de Ensino: Instituto Educacional Santa Terezinha do Menino Jesus, Escola Frei Esmeraldo Silva de Menezes, E.E. Olímpia Bittencourt, E.E. Francisco Portugal, E. E. Myriam de Oliveira Melo, E.E. São Cristóvão, E.E. Artur Fortes, E.E. São Lourenço, E.E. Artur Fortes, E.E. João Cardoso e Colégio Estadual Barão de Mauá.

Comente: