II Simula ENEM vai ocorrer neste sábado e domingo

Irão participar quase 8.000 estudantes da rede pública estadual matriculados no 3º ano do ensino médio, no EJAEM e no curso Pré-universitário/SEED

 

Com aplicação simultânea em todos os 75 municípios sergipanos, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza nos próximos sábado e domingo, 24 e 25, a segunda edição do Simula Enem.

Coordenado e organizado pelos departamentos de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/Seed) e de Educação (DED/Seed), a avaliação simulada é destinada a todos os estudantes da rede pública estadual matriculados no 3º ano do ensino médio, no EJAEM e no programa Pré-universitário/SEED.

Para participar, os alunos da rede pública se inscreveram por meio do Portal da Seed, que registrou 7.860 inscrições de estudantes interessados em participar do II Simula Enem da Seed.

De acordo com o diretor do DASE/Seed, Fábio Leite, as provas que serão aplicadas aos participantes da avaliação simulada foram elaboradas por professores da Rede Estadual de Ensino, com base na Matriz Referencial do Enem 2016, cujas provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro próximo.

Ele explica que os cadernos das provas contemplarão a mesma quantidade de questões do exame oficial, assim como o tempo para resolução será também o mesmo adotado pelo Enem.

“O objetivo maior desse grande simulado é justamente proporcionar aos nossos estudantes uma melhor preparação para as provas oficiais do exame, de modo que o aluno possa avaliar e, consequentemente, melhorar o seu desempenho na participação no Enem, por meio dessas provas simuladas”, explica Fábio Leite.

Mobilização

Com exceção das cidades de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, todos os demais 73 municípios sergipanos serão contemplados com um local de prova cada. E essa logística se tornou possível através do trabalho de mobilização e articulação empreendidos por todas as diretorias regionais de educação (DREs) e pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

 

“Tanto a DEA quantos as outras nove DREs têm sido parceiras fundamentais na realização de ações do programa Pré-universitário/Seed, a exemplo da mobilização promovida pela DRE 2 para realização do aulão de revisão do Preuni, em Lagarto, no último sábado (17), quando conseguimos ter uma participação superior a 1.460 estudantes”, ressalta o diretor do DASE, ao explicar a importância da parceria com os diversos setores da Seed, a qual se repete para a realização do II Simula Enem.

Na capital, as provas serão realizadas nos colégios estaduais Dom Luciano Cabral Duarte e Professor João Costa, e em Nossa Senhora do Socorro, a equipe da Seed destinou cinco locais de prova, distribuídos na sede do município e nos conjuntos Jardim, João Alves, Marcos Freire e no Parque dos Faróis.

Provas

No sábado, dia 24 de setembro, os alunos terão quatro horas e meia para responder às 90 questões, distribuídas entre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Já no segundo dia, 25 de setembro, os estudantes terão cinco horas e meia para responder ao segundo caderno de prova, contemplada com a proposta de Redação e mais 90 questões distribuídas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para acesso aos locais de prova, o estudante deve estar portando algum documento oficial com foto e deverá utilizar, para preenchimento dos gabaritos, caneta esferográfica preta de corpo transparente.

Ações

De acordo com a coordenadora do programa Pré-universitário/Seed, Laila Gardênia, a Secretaria de Estado da Educação tem mantido um programa estruturado de preparação dos estudantes da rede estadual para as provas do ENEM, e coordenado ações de apoio aos estudantes visando alcançar um número maior de aprovações de alunos da rede pública em cursos superiores.

“As aulas no Programa Pré-Universitário iniciaram em 29 de fevereiro, e desde então os alunos da rede e egressos têm participado de um completo curso preparatório presencial, de segunda a sexta-feira, com material didático, oficinas de redação e revisões aos finais de semana”, assegura Gardênia.

Além das ações do programa Pré-universitário, a Seed oferece um suporte especial aos estudantes concluintes do ensino médio, por meio de uma série de ações executadas pelo Serviço de Ensino Médio (SEMED/DED/Seed) em todas as escolas públicas estaduais que ofertam esta modalidade de ensino.

 

Comente: