Guarda Municipal desenvolve software para atendimento à população

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) acaba de colocar em operação o novo software de atendimento ao público e registro de ocorrências denominado Sistema Integrado de Informações (SII-GMA). O novo sistema foi totalmente desenvolvido por integrantes da própria corporação.

Durante a semana, todos os coordenadores de grupamentos, operadores de vídeo monitoramento e atendentes passam por um treinamento com foco nos novos procedimentos e no atendimento e registro das ocorrências recebidas pela Central de Atendimento da GMA através do número 153 e do WhatsApp (98166-7790). O objetivo é a padronização e atualização técnica no registro das ocorrências, garantindo qualidade, agilidade e confiabilidade ao serviço prestado à sociedade aracajuana.

O guarda municipal (GM) Lidemarques Menezes, coordenador de Estatísticas da corporação, foi o principal desenvolvedor do SII-GMA e explicou a importância desses novos procedimentos. “Nós fizemos diversas adequações ao sistema e com isso poderemos receber informações com mais qualidade, gerando dados mais precisos. Desta forma poderemos fazer um planejamento mais adequado e mais condizente com a realidade da atuação da GMA, sua forma de trabalho e o atendimento à população”.

Essas alterações irão normatizar e atualizar os formulários digitais e atendem a demanda decorrente da catalogação, registro e controle dos serviços prestados pela GMA. Essa padronização será importante para a produção de dados estatísticos que ajudarão no planejamento de ações preventivas e no combate a crimes.

A GM Daniela Chagas, operadora de vídeo monitoramento, exaltou a importância dessa modernização no dia a dia de trabalho. “Foi muito bom porque padronizou o serviço da Central. Todos os plantões vão trabalhar da mesma maneira. Vai otimizar o serviço, a parte de informática e a inserção dos dados. Essa modernização possibilitará mais agilidade no atendimento das ocorrências repassadas pela população”.

O cidadão que acionar a Guarda Municipal a partir da próxima semana poderá notar a diferença no atendimento. Com o novo sistema o serviço tende a ser mais ágil e dinâmico, inclusive com a geração de protocolo de atendimento, que permitirá ao solicitante acompanhar o andamento da ocorrência desde o momento da denúncia até o desfecho.

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