Guarda Municipal de Socorro apresenta plano de segurança para o Forró Siri 2017

A Polícia Militar atuará no entorno para garantir a segurança dos forrozeiros que adentrarem e saírem do espaço da festa

 

Para garantir a segurança dos forrozeiros que irão prestigiar o Forró Siri 2017, a Guarda Municipal de Socorro (GMS) apresentou, na manhã desta terça-feira, 27, o plano de segurança que será executado nas noites do evento.

 

Quem explica melhor qual será a atuação da GM no evento é o comandante Evilásio Protásio.“Teremos um efetivo capacitado de 100 homens por noite para atuar dentro da festa realizando rondas preventivas a fim de evitar qualquer tipo de problema e garantir a segurança dos forrozeiros. E para auxiliar nosso trabalho, tivemos a aquisição recentemente de vários coletes balísticos e sprays não-letais à base de menta”, relatou.

 

Segundo o diretor de operações da Guarda Municipal, o GM Marco Antônio, o trabalho será feito de maneira integrada com outros órgãos a fim de garantir uma segurança mais eficiente. “Em conjunto com a Polícia Militar, Defesa Civil e SMTT realizaremos um trabalho preventivo mais eficaz. No caso da GM, teremos 10 grupos de guardiões os quais realizarão patrulhas em todo o espaço da festa e contaremos ainda com guardas dispostos em 04 elevados para fazer a visão panorâmica do circuito e, caso haja necessidade, entrar em contato com as patrulhas. Além disso, teremos guardas na cabine fazendo videomonitoramento da festa”, explicou.

 

Ainda segundo o diretor, após o final da festa, os comerciantes foram orientados a fecharem os seus pontos para que haja uma dispersão mais rápida dos forrozeiros de volta para suas residências. “O que normalmente acontece é que no final da festa algumas pessoas ainda vão ingerir bebida alcoólica. Muitas vezes, os conflitos acontecem nesse momento, porque eles já estão embriagados e têm em suas mãos materiais de vidro, como garrafas e copos. Por isso, orientamos os comerciantes a encerrarem suas vendas juntamente com o encerramento da festa. Isso evitará muito problema”, destacou.

 

Atuação da PM no Forró Siri 2017

 

Garantida a segurança dentro do espaço da festa com GMs e seguranças particulares, o entorno do local fica assegurado pela Polícia Militar de Sergipe.

 

De acordo com o comandante do 5º Batalhão da PMSE, Major Fábio Machado, a partir das 18h do dia do show até às 07h da manhã do dia seguinte, haverá policiamento no entorno da festa e em espaços mais isolados. “Trabalhamos dessa forma para garantir mais segurança ao público que irá prestigiar o evento. Equipes do Batalhão de Choque e do Getam estarão no entorno da festa fazendo abordagens e verificando casos suspeitos. Além disso, teremos também as próprias viaturas do 5º Batalhão”, afirmou.

 

Ainda segundo o comandante, haverá bases móveis da PM em locais estratégicos ao redor da festa. “Teremos cinco furgões parados com 10 policiais em cada um, para atender qualquer solicitação que venha a aparecer. Mas não iremos ficar apenas no entorno da festa, estaremos presentes também em locais mais afastados, pois teremos um quantitativo muito bom de policiais. Além dos que já fazem o trabalho de rotina 24h, teremos uma média de 100 policiais por noite”, relatou.

 

Orientando a população que prestigiará o Forró Siri 2017, o major Fábio Machado, deu algumas dicas. “Esperamos que o público vá à festa na intenção apenas de se divertir. Caso apareça com a intenção de cometer algum crime, estaremos todos preparados para evitar que isso aconteça. Oriento os forrozeiros, principalmente os que vão a pé, que levem somente o que for essencial para a noite. Não exagere na quantidade de dinheiro; leve apenas um documento e se possível, que seja xerox e evite levar o celular. Essas medidas preventivas são muito importantes”, finalizou.

Reportagem: Isadora Pinho

Peça: Rafael Barreto

Fotos: Edilson Menezes

Comente: