Governo instala sistema para cidadão agendar atendimento no Ceac Utilidade Pública em 02/08/2013 09:29h por Bareta | Comente

Previsão de 80% do atendimento ser via agendamento / Foto: Ascom/Seplag

Previsão de 80% do atendimento ser via agendamento / Foto: Ascom/Seplag

Já pensou como seria o seu dia a dia se não precisasse mais enfrentar filas, sejam elas em pé ou por meio de senhas? Foi pensando na comodidade da população que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado, Planejamento e Gestão (Seplag), implementou o ‘AgendaFácil’, no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado da Rua do Turista, centro de Aracaju. Sendo assim, não é mais preciso que o cidadão enfrente filas para ser atendido. Basta ligar para o 0800 0796100, agendar um horário disponível e, na data marcada, um funcionário do Call Center ligará para confirmar a presença.

O sistema passou por um período de teste na Rua do Turista, contando apenas com os serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP). No mês de agosto, esta previsto para ser implementado também nas unidades da Rodoviária Nova e na do Shopping Riomar, com adesão de outros órgãos como Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Deso. Segundo Mônica Mangueira, diretora geral dos Ceacs, a perspectiva é a de que 80% do atendimento ocorra por agendamento e 20% presencial. “Nosso principal objetivo é diminuir as filas e, assim, tornar mais prático o atendimento”, afirma.

O cidadão que desejar retirar a carteira de identidade ou requerer antecedentes criminais na SSP deverá chegar em 30 minutos de antecedência para a conferência dos documentos e validação do agendamento. Para agilizar o atendimento, foram disponibilizados 14 servidores na unidade, que garantem que o funcionamento seja otimizado. Segundo a superintendente de Modernização de Gestão da Seplag, Deborah Arôxa, a fase piloto do sistema serviu para comprovar a sua eficácia. “Já vínhamos testando há algum tempo o agendamento, agora que temos os resultados positivos iremos ampliar os serviços cada vez mais”, comemora.

Mais atendimentos em menor tempo

O próprio cidadão já pode notar uma mudança nos horários de pico da Rua do Turista. Isso porque através do agendamento foi possível reequilibrar o atendimento e, simultaneamente, aumentar os números de pessoas atendidas. “Hoje realizamos uma média de 12 atendimentos por hora e conseguimos diminuir o tumulto nos horários de 9h às 11h, considerados de maior fluxo de pessoas, aumentando a qualidade no serviço prestado”, aponta Moisés Santana, diretor geral da unidade.

As vantagens do novo sistema já puderam ser comprovadas pela dona de casa Valdinete Santana que, assim que soube do agendamento, levou seus vizinhos para tirar o documento de identidade. “Moro no Eduardo Gomes que é longe. Se eu tivesse que esperar na fila, perderia uma manhã inteira. Mas cheguei quase agora e já vou ser atendida. Deu tudo certo”, garante a dona de casa. Quem também não perdeu a oportunidade de retirar o documento com praticidade foi Francinaldo Bessa, que trouxe suas filhas Ana Clara, de 4 anos de idade, e Maria Fernanda, de 7, para fazer a identidade. “Agendei ontem e consegui pra hoje logo cedo. Acho que todos os serviços do nosso dia a dia deveriam ser assim. Pouparia bastante meu tempo”, analisa.

Para facilitar a rotina do cidadão, o ‘AgendaFácil’ tem uma disponibilidade que se encaixa em sua rotina. Foi o caso da doceira Thatiane Silva, que passou por um imprevisto e não pôde comparecer no horário marcado para ontem. Mas ela ligou hoje, conseguiu vaga de imediato e trouxe o pequeno Álvaro, de 7 anos. “Pensava que não ia conseguir vaga porque já tinha perdido uma ontem, liguei hoje e consegui vaga pro mesmo dia. Em meia hora estou saindo com o documento pronto”, celebra.

Fim das filas

Comodidade é a palavra que norteia o ‘AgendaFácil’. Assim, o desperdício de tempo em filas é algo que está ficando no passado. É assim, modernizando o atendimento, que o Governo do Estado garante a praticidade dos serviços prestados aos sergipanos.

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