Confira nova pesquisa Dataform para as eleições 2018

Instituto apresenta o mais detalhado levantamento sobre a disputa no ano que vem para presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais

Em mais uma rodada de pesquisas Dataform, a última de 2017, o cenário eleitoral e político sergipano é esquadrinhado detalhadamente. Foram 1200 entrevistas realizadas em 25 cidades, Aracaju inclusa, entre os dias 11 e 15 de dezembro. Por ser o mais tradicional instituto de pesquisa de opinião pública em Sergipe, o Dataform buscou levar aos seus entrevistados o maior número de cenários possíveis, com a inclusão de nomes que estão em plena pré-candidatura, como também daqueles que são reiteradamente citados pela imprensa como possíveis candidatos – nestes casos, registre-se, em relação às disputas para a Presidência da República e para o Governo do Estado. Já para contemplar as eleições para senador e deputados – estaduais e federais – o Dataform permitiu que os entrevistados manifestassem os nomes mais lembrados, de forma que a modalidade espontânea foi a escolhida para analisar a disputas por esses cargos.

 

PRESIDÊNCIA

Cinco nomes foram colocados nas entrevistas em relação à disputa para o cargo de presidente da República em 2018: Geraldo Alckmin, Henrique Meireles, Jair Bolsonaro, Lula e Marina Silva, pela ordem alfabética. Confira a intenção de voto dos sergipanos em relação a essas pré-candidaturas.

GOVERNO

Dentre as consultas realizadas pelo Dataform nesta rodada da pesquisa, a disputa pelo governo estadual foi a que apresentou mais cenários diferentes para 2018.

GOVERNO ESPONTÂNEA

A apresentação dos dados obtidos pelo Dataform em relação à eleição para governador inicia com os principais nomes citados de forma espontânea, quando o entrevistador não oferece ao entrevistado nenhuma sugestão de possíveis candidaturas.

CENÁRIO 1 – GOVERNO

Com Eduardo Amorim sendo testado como candidato ao governo pela oposição e Belivaldo Chagas como o escolhido pelo grupo governista.

CENÁRIO 2 – GOVERNO

Com Valadares Filho pela oposição, mantendo-se na disputa Belivaldo Chagas como candidato governista.

CENÁRIO 3 – GOVERNO

Eduardo Amorim retorna como candidato da oposição e Rogério Carvalho assume o posto de candidato governista.

CENÁRIO 4 – GOVERNO

Valadares Filho retoma a posição de candidato oposicionista, mantendo-se Rogério Carvalho como candidato da situação.

CONFRONTOS DIRETOS

Dianteda possibilidade de que aconteça a decisão das próximas eleições apenas em segundo turno, o Dataform quis saber dos entrevistados, com apenas dois nomes na disputa, em qual deles o eleitor votaria.

CENÁRIO1 – GOVERNO

EduardoAmorim, oposição, contra Belivaldo Chagas, situação.

CENÁRIO 2 – GOVERNO

O deputado federal Valadares Filho, pela oposição, contra o vice-governador Belivaldo Chagas como candidato da governo pela situação foi o cenário testado pelo Dataform nesse confronto direto entre duas candidaturas antagônicas para 2018.

CENÁRIO 2 – GOVERNO

O deputado federal Valadares Filho, pela oposição, contra o vice-governador Belivaldo Chagas como candidato da governo pela situação foi o cenário testado pelo Dataform nesse confronto direto entre duas candidaturas antagônicas para 2018.

CENÁRIO 4 – GOVERNO

Novamenteo retorno do deputado Valadares Filho (PSB) como sendo o candidato da oposição, em uma disputa direta contra Rogério Carvalho que, nesse caso, representaria a candidatura ligada a situação estadual.

REJEIÇÃO – GOVERNO

Deforma espontânea, o Dataform quis saber em quais nomes os entrevistados nesta pesquisa não votariam de maneira alguma na eleição para governador. Neste caso se buscou medir o nível de rejeição de algumas figuras públicas lembradas pelo eleitorado espontaneamente. Destacamos as primeiras dez citações feitas pelos eleitores ouvidos na pesquisa.

SENADO ESPONTÂNEA

Os dez nomes mais lembrados pelos entrevistados quando se fez a pergunta sobre em quem eles pretendiam votar para senador em 2018 são os que seguem na tabela abaixo, novamente na modalidade espontânea de pesquisa, sem que nenhum nome seja apresentado, valendo como resposta a lembrança do eleitor feita espontaneamente.

DEPUTADO ESTADUAL ESPONTÂNEA

Em relação às disputas legislativas de 2018, o Dataform novamente utilizou a modalidade espontânea. Nesta lista aparecem os 30 nomes mais lembrados pelos eleitores quando se perguntou em quem cada um deles intencionava votar para deputado estadual.

DEPUTADO FEDERAL ESPONTÂNEA

A disputa por uma vaga da Câmara Federal foi avaliada pela pesquisa Dataform. A seguir as vinte primeiras citações dos entrevistados.

 

Fonte: Jornal Cinform

Comente: