Companhia de Policiamento de Trânsito divulga resultados da Operação Carnaval 2018

A Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) divulgou, os resultados da Operação Carnaval 2018, iniciada na sexta-feira, 9, e finalizada na quarta-feira de Cinzas, 14, na capital e região metropolitana. Durante esse período, um efetivo de 45 policiais militares da Companhia desencadearam diversas ações com o objetivo de garantir a segurança da população. Os eventos Festival Brasileiro de Ritmos (Rasgadinho 2018), Carnaval da Caueira e os blocos de bairro, puderam contar com a presença da CPTran. Para reforçar, ainda mais, a segurança, foram realizadas as operações Praia Segura, Fim de Carnaval, além de Campanhas preventivas.

Como resultado, oito pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à delegacia, sendo três prisões por tráfico ilícito de drogas. Houve também prisões por corrupção ativa, direção perigosa de veículo e embriaguez ao volante.

No tocante ao policiamento de trânsito, durante o carnaval de 2018, foram confeccionados 154 autos de infração de trânsito, uma redução de 55,2% nos números de notificações, comparados com os 344 do ano passado. Com efeito, houve queda nos registros de crimes de embriaguez ao volante, 43,2%, como também no recolhimento de CNHs,  CRLVs e remoção de veículos com 44,4%, 85,7% e 78,3%, respectivamente. Em relação aos números de acidentes a CPTran registrou nove casos durante todo o carnaval, com uma vítima fatal.

Para a comandante da CPTran, capitã Manuela Gomes, é notória a mudança de comportamento por parte dos motoristas no período carnavalesco. Segundo a oficial, que atua no trânsito desde 2011, houve uma intensificação no policiamento de trânsito, que passou a realizar abordagens mais minuciosas em veículos suspeitos, contribuindo para a redução de delitos característicos do período carnavalesco.

Fonte: CPTran

Comente: