Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, alerta Adelson Barreto

 

O deputado Adelson Barreto (PR) ocupou a tribuna da Câmara Federal para demonstrar sua preocupação com uma doença que tem acometido de forma indistinta, o mundo e, sobretudo, o Brasil. De acordo com o parlamentar, o Brasil é o país com o maior percentual de pessoas com transtorno de ansiedade em todo o mundo. “Pelo menos 9,3% dos brasileiros sofrem com esse mal. Esse índice é três vezes superior à média mundial”.

Para Adelson, a ansiedade, que aos olhos de muitas pessoas parece insignificante, é uma doença que pode afetar a pessoa em qualquer fase da vida. “Quem sofre dessa patologia sabe o quanto é difícil a luta para diminuir os sintomas”, enfatizou, esclarecendo que em algumas situações a ansiedade é totalmente normal, como, por exemplo, aguardar um resultado importante, diante de uma entrevista de emprego ou até mesmo em momento que antecede uma prova.

Adelson esclareceu ainda que quando a sensação de ansiedade torna-se parte da rotina e a sensação deixa de ser uma emoção e passa a ser um transtorno, é preciso tratamento. “Pessoas que têm preocupação excessiva, dificuldades para dormir, pânico ou medo com frequência devem investigar o problema”, alertou.

Segundo o deputado, os sintomas da ansiedade podem ser observados em diversos graus, com vários sintomas, tais como: tremores no corpo e/ou nos olhos, falta de ar, inquietação constante, alteração do sono e medo, dentre outros. “É importante observar os sintomas iniciais, como inquietação constante ou até mesmo o ato de comer indiscriminadamente”.

Na oportunidade, o parlamentar destacou a psicóloga Beatriz Rocha que recomenda uma prática para tentar controlar a ansiedade: a respiração diafragmática. “A falta de oxigenação acarreta algumas tremuras, espasmos nas pernas e nas pálpebras, dentre outros sintomas”, disse, alertando que
para superar a ansiedade que não é natural, os brasileiros em geral devem seguir os conselhos do educador físico brasileiro Cristiano Parente, eleito, em 2014, o melhor Personal Trainer do Mundo, em concurso realizado nos Estados Unidos.

Cristiano Parente indica a prática regular de exercícios físicos no combate aos sintomas da ansiedade, sobretudo caminhada e/ou corrida. “Esses exercícios estimulam a produção de endorfina, que é o hormônio ligado à sensação de bem-estar, de felicidade e de prazer, sensações essas que se contrapõem à ansiedade”, concluiu Adelson.

Comente: