Dor ou inchaço nos testículos, pode ser indicativo de algumas doenças

A Dor ou inchaço nos testículos além de incomodar muito os homens, pode ser indicativo de algumas doenças que, se não tratadas, no futuro podem evoluir para o Câncer de Testículo e principalmente levar o homem a infertilidade, a incapacidade de engravidar a mulher.

O termo Testículos refere – se às glândulas produtoras de esperma.Já o saco que as envolve e sustenta se chama Escroto.

Vocês homens, sabiam que é preciso fazer um auto – exame dos testículos ???

É importante, e sei que muitos não sabem, que todo homem precisa fazer este auto – exame.

O câncer dos testículos embora raro se comparado a outros tipos de câncer, é um dos mais facilmente tratáveis, quando diagnosticados precocemente.Por isso é bom examina –los regularmente.

TÉCNICA DE AUTO – EXAME

Uma vez por mês, após um banho quente, examine o escroto e os testículos.Verifique neles qualquer alteração  de tamanho, forma ou consistência.Depois de fazer isso algumas vezes,o homem fica familiarizado com seus testículos e poderá detectar qualquer mudança posterior.

1)Examine cada testículo colocando os dedos indicador e médio por baixo deles e o polegar por cima.

2)Role delicadamente cada testículo entre os dedos, para frente, para trás, e depois para os lados.

3)se notar qualquer caroço recente, seja doloroso ou não, aumento da sensibilidade no escroto ou mudança na pele, consulte um medico.

 

Câncer de Testículo

PRINCIPAIS PATOLOGIAS NOS TESTICULOS

  1. ORQUITE:é  a inflamação e ou infecção dos testículos.Pode atingir um como os dois ao mesmo tempo.Ocorre um aumento do tamanho do testículo e a dor é forte e incomoda muito.Traumas ou ate mesmo a Caxumba pode ser a causa da orquite.As contusões podem afetar os testículos e por isso é importante tomar cuidado para não ocorrer pancadas no local. Se não realizar um tratamento adequado, a orquite pode levar a infertilidade, esterilidade.

A esquerda testículo com orquite.A direita testículo normal

  1. Torção dos Testículos: É uma situação extremamente dolorosa.Ocorre quando o cordão espermático sofre uma torção e esta torção faz com que os testículos mudem sua posição ocasionando as dores intensas.Até mesmo dormindo esta torção pode acontecer.Quando presente é necessário atendimento médico, que tentará destorcer os testículos manipulando – os delicadamente. Se não der resultado, ou se o problema reaparecer, poderá ser necessário uma cirurgia de emergência.Náuseas e vômitos podem acompanhar a torção.
  2. Cisto:Esta patologia é percebida como um caroço no testículo quando se faz a palpação.O cisto é formado por um saco cheio de liquido.É redondo e também incomoda muito, apesar de ser inofensivos.Os cistos podem ser tratados com uma cirurgia.
  3. Tumor:Surge nos testículos e a diferença com os cistos é que os tumores são sólidos , rígidos , de consistência mais dura, incomoda mais e pode sem mais dolorosos.É uma patologia mais seria e é preciso procurar avaliação médica mais rápido.Uma biopsia pode esclarecer o diagnostico da tumoração.Homens acima dos 40 anos estão mais propensos a esta doença.
  4. Hidrocele:É o acumulo de um liquido ralo e transparente entre as camadas fibrosas que recobrem os testículos.Geralmente há um inchaço do escroto (bolsa escrotal) e pode não provocar dor, apenas um desconforto pois uma das bolsas ficam inchadas e disformes, fazendo com que um lado fique maior que o outro escroto.A cirurgia para a retirada pode ser feita para corrigir o problema.Em alguns casos o medico pode retirar o liquido através de uma punção por agulha.

Muitas são as causas das doenças dos testículos.Traumas, uso de roupas apertadas,pessoas que andam muito de cavalos, motos ou caminhões podem apresentar cistos ou hidrocele.

É preciso tomar cuidado para não sofrer agressão na bolsa escrotal principalmente na pratica de esportes.

Fique alerta com sua saúde !!

Se perceber que um dos testículos está maior, que uma das bolsas esta inchada ou que surgiu um caroço ou cisto nos testículos, não deixe para depois, procure um médico.Com certeza,através de uma ultrassonografia da Bolsa escrotal, a patologia que está afetando os testículos será diagnosticada.

Lembre – se que é importante pelo menos uma vez por mês realizar o AUTO – EXAME DOS TESTICULOS.

84 comentários em “Dor ou inchaço nos testículos, pode ser indicativo de algumas doenças

  • 16/08/2015 em 12:45
    Permalink

    Agradeço pelo site e até pelos comentários… reçatos de quem passa por problemas e chances de poder ajudar!
    Creio esta parte por ser EXTERNA bem problemática; embora se fosse INTERNA – fazer exames seria mais complicado.
    Ter dor nessa região incomoda e como. Ainda mais quando há preocupação de coisa séria.
    Li num site há poucos instantes que ROUPA APERTADA é uma das coisas que causa isso (acontece comigo). Tanto ROUPA INTERNA como DE BANHO incomoda. E pelo material do que as compõe, pode causar outros problemas: tipo ALERGIA/MICOSE.
    Mencionam aqui REMÉDIOS DE USO VETERINÁRIO_e ajuda (até mesmo para outras coisas).
    E dor que irradia para a PERNA e acima do PÚBIS incomoda mesmo.

  • 04/06/2015 em 22:47
    Permalink

    Amigos , por favor me ouçam . Quando uma coisa é boa, da certo, temos a obrigação de dividir . Eu estava com muita dor no testiculo esquerdo, principalmente depois de jogar futebol, a dor subia pela virilha. Apos uma consulta descobri que se tratava de um cisto no epidídimo esquerdo . Me receitaram um remedio que não tomei . Como sou apaixonado por futebol e, acostumado a usar pomadas para contusões, tipo calminex , resolvi experimentar no meu saco,rrss . Não usei a calminex , acabei usando a NFG-5 ( USO VETERINÁRIO ) . O raciocínio foi o seguinte, se uso para desinchar e da certo, vou tentar no saco,rrrss . Senhores foi EXCEPCIONAL , EXCELENTE, DE MAIS !!!!! passei por umas cinco vezes ,não sinto mais nada, dor nenhuma . Estou jogando futebol normalmente . Arde , queima um pouco quando vc passa, mas nada que seja insuportável , mas valeu a pena . Deixo aqui este comentario , não posso garantir que vai ter o mesmo resultado pra outra pessoa , mas para mim foi
    muito bom . Se alguem mais usar e der certo , por favor divulgue e me informe tambem . Valeu

  • 10/04/2013 em 9:48
    Permalink

    Olá, tenho 54 anos, sou vazectomizado desde 2002 e sempre tive uma vida normal, inclusive sexualmente. De uns tempos pra cá, tenho notado um leve desconforto no testículo direito. Me dói as pernas e ainda fica uma sensação de estar sempre com vontade de defecar mesmo não tendo nada pra sair. O que pode ser isso? E o pior é que me incomoda dia a dia no trabalho. Não trabalho com peso, pois sou supervisor e estou constantemente sentado. Será que pode me ajudar? Obrigado!

  • 27/07/2012 em 22:38
    Permalink

    OI PESSOAL EM UM JOGO DE FUTEBOL COMECEI A SENTIR DORES FORTES NO TESTICULO DIREITO E NA VIRILHA APOS ALGUNS DIAS ME SUBMETI A UMA VASECTOMIA E ALGUNS DIAS APOS A REALIZAÇÃO DA CIRURGIA PERCEBI QUE HAVIA SE FORMADO UM CAROÇO SÓLIDO NO TENDÃO AO LADO DO TESTICULO DIREITO QUE FAZ DOER TODA A REGIÃO INCLUSIVE A VIRILHA, ABDOMEM E AGORA DORES NAS COSTAS JA MARQUEI UMA CONSUTA E VOU TRATAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL MAS DEVO CONFESSAR QUE SINTO MUITO MEDO DE QUE SEJA ALGO MAIS GRAVE.

  • 19/07/2012 em 20:19
    Permalink

    olá, meu testiculo direito está muito inchhado e apresenta um caroço, o q pode ser isso, já faz dois dias q está inchado… um dia antes de inchar eu fiz bastante força no serviço.. pode ter sido isso… desed já obrigado

  • 18/07/2012 em 15:25
    Permalink

    oi bom dia, eu a mais de uma semana percebi que meu ovo direito estava muito maior que o esquerto e com o passa dos dias foi ficando alem de grande tb ficou bem duro, e esta me dificultando em andar, pegar pesos, e usar sungas pq incomoda bastante, gostaria de saber se tem como me dizer oq isso pode ser e oq fazer para tratar deis de ja agradeço.

  • 14/07/2012 em 20:20
    Permalink

    Obrigado pelo esclarecimento,me foram muitos uteis principalmente a parte que fala sobre o auto-exame…

  • 12/07/2012 em 0:59
    Permalink

    acordei com dor no testiculo direito,no dia seguinte ele tava
    muito inchado, fui ao medico com muita dor,ele me deu duas ijeção uma pra dor e um antiflamatorio,e dois tipos de antibioticos pra tomar 21 dias..estou com medo,já passou 5 dias e nada mudou só a dor parou

  • 04/07/2012 em 6:49
    Permalink

    No ano de 2005 tive uma infecção no testiculo direito, ficou 3 a 4 vezes maior que o outro e uma dor absurda.
    Me consultei com dois especialistas, e o primeiro disse se tratar de uma torção e que teria que fazer cirurgia, correndo o risco de ter que retirar o testiculo, e o outro mais detalista me encaminhou para um ultrasom e diagnosticou uma infecção.Sabendo o que se passava me receitou um antibiótico que em tres dias reduziu o inchaço. No mesmo ano minha esposa engravidou e hoje minha atual esposa não consegue engravidar. Ai esta o problema, fiz um espermograma e o resultado fio de mais de 50% imoveis. Isso é irreversível ? Tenho alguma chance de ter outro filho ?

  • 27/06/2012 em 14:20
    Permalink

    boa tarde eutive aler osproblemas sobre os testiculos ja vi que e grave eu tenho umtesticulodireitoquegaz umagrandebolsaemuito inchado so quando faço muito esforço porque de manha ta normalmas aonde eu fui operado a apenticetambem faz um grande papo e tenho problemas de urina urino muitas vezes o que hei-de fazer

  • 26/06/2012 em 14:37
    Permalink

    conheço uma pessoa k tem o testiculo esquerdo menor e tem um caroso e fica dolorido o que pode ser?..me responda por favorse possivel enviar por email…obrigado

  • 18/06/2012 em 16:10
    Permalink

    Pelo amor de Deus, todos voces que fizeram comentarios queixando-se de dores, procurem um urologista assim que possivel!
    Existem muitas doencas nessa area do corpo, as vezes é apenas uma infeccao, e as vezes é algo muito sério.

  • 11/06/2012 em 21:24
    Permalink

    ESTA MATERIA É MUITO LEGAL.EU TENHO UM CISTO COLADO NUM TESTICULO,JÁ FAZ UNS 8 ANOS.JÁ FUI AO MEDICO QUANDO DESCOBRI MAS O FILHO DA MAE QUASE ME MATOU DE DOR,ELE FEZ UMA PULSAO SEM ANESTESIA NENHUMA .ATE ROLEI DE DOR NO DIA ,E NAO ADIANTOU NADA ,DE UNS DIAS PRACA ESTA DOENDO MUITO .SERA PRECISO FAZER UMA CIRURGIA PARA ACABAR DE VEZ COM ISTO.

  • 08/06/2012 em 13:46
    Permalink

    boa tarde,, to com dor no testiculo esquerdo ja ta com alguns dia nao foi al medico,oque devo fazer..

  • 02/06/2012 em 14:43
    Permalink

    Achei muito bom, e queria agradescer pela iniciativa e q concerteza fz toda a diferença na vida e na sociedade.
    nao sei direto como aconteceu, senti umas dores ao tempo atras, e ao urinar sentia um pequeno encomodo e a cor muito forte, e na verdade sem sessar nao conseguia fzr tudo me dava a sensaçao de qr fzr mais so q nao vinha e derrepente começou depois de um tempo do nada a sentir dor na regiao da esquerda da barriga e ao mesmo tempo dor no testiculo esquerdo e qndo percebi o esquerdo inchado e dor constante e ao fzr alguns exames na urina continha puis estou com dor ainda e ainda esta inchado e no hospital n tinha urologista de plantao. Estou um pouco preocupado.

  • 25/05/2012 em 23:20
    Permalink

    Boa noite, estou sentindo dores no testículo direito, a 2 dias, mais nunca fui a um urologista, o que pode ser?
    estou com receio que seja algo mais grave.

    Att: Denis

  • 20/05/2012 em 22:26
    Permalink

    oi, tenho 16 anos e estou sentindo fortíssimas dores do meu saco escrotal ja faz uns 3 dias, eu chego a chorar de tanta dor, o pior é quando vou andar, sentar ou deitar. Sabe qual é o motivo disso ? Devo procurar um urologista ? O que devo fazer? por favor me ajuda

  • 18/05/2012 em 6:17
    Permalink

    Bom dia, faco o teste e parece que estpou com tres testicos, o testiculo da esquerda e menor que o direito e parece que tem outro testiculo do lado do testiculo da direita, tenho 50 anos e esta doendo, gostaria de saber o que pode ser ? estou preocupado.

  • 10/05/2012 em 20:27
    Permalink

    hoje acordei com uma ardencia que incomoda no saco escrotal e inchaço e sensibilidade no testiculo esquerdo, moro em nova iguaçu e urologista por aqui e muito dificil, pode ser perigoso? desde ja obrigado.

  • 10/05/2012 em 20:19
    Permalink

    muito obrigado, as informações foram muito uteis

  • 10/05/2012 em 9:10
    Permalink

    cara tenho 18 anos e sinto dores no testiculo dsquerdo des de os 13 eu ja fui a medicos e nem um deles soube dizer a minha mae oq é q eu tenho . Agora mesmo nesse momento estou com tanta dor q chego a chorar de agunia eu tenho certesa q isso nao é nada um pouco normal oque eu faço socorro. mi liga por favor 013 96217493

  • 23/04/2012 em 22:24
    Permalink

    ola! como vai dr. olha só,estou com problema num dos testículos , pra SER MAIS EXATO , NO TESTÍCULO esquerdo. nao sinto dor alguma ,tenho prestado atençao no meu sistema fisiologico , esta todo normal. tenho urinado sem problemas e tenho relaçao sexuais normal tb . mas é impressionante o inxaço . e ja li soble as doenças e a que mais se encaixa com meu caso é a hidrocele.

  • 15/04/2012 em 13:00
    Permalink

    Ola Bom dia DR. em uma noite eu estava na balada dançando kuduro,na hora tudo bem,é uma dança que movimenta muito as pernas e tbm os testiculos,eu tive que parar quando de repente senti uma forte dor neles isso ja faz uns dois dias,não sei oque é isso é uma dor que irradia para próximo do umbigo,eu to só no diclofenaco,se parar de tomar volta,espero que me ajudem,isso é muito chato e,estou com medo do que possa ser…

  • 15/03/2012 em 1:44
    Permalink

    nossa toh passando por essa experiência eh horrivel como dói cara… mas jah me consultei com um urologista muto bom … ele disse que eh uma infecção e que ela crece rapidamente .. mas pra curar o processo eh muito lento (enche o saco nos dois sentidos ¬¬’) agora estou repolsando e tomando os medicamentos … tomara que melhore logo pois eh muito ruim fikar parado ali, ( logo ali ¬¬’) kkk vlw ae o tópico eh muito bom xD

  • 13/03/2012 em 20:43
    Permalink

    boa noite dr. eu transei com minha namorada num sabado, e ela ficou por cima eu sentado e ela em cima bombando forte, na hora nao sentir nada, mais no dia seguinte meu testiculo esquerdo começou a doer, eu achei q era uma dorzinha normal, mais na segunda feira a dor ficou mais forte e o testiculo ta maior do q o outro e em baixo dele os nervos ou algo asim estao duros, to tomando ati flamatorio mais hj ja é terça e estar do mesmo jeito, poderia mim dar uma dica ou o que devo fazer o q pode ser…desde ja obrigado

  • 12/03/2012 em 12:39
    Permalink

    Meu marido tem um carocinho mais o dele é como se fosse molinho coisa e tal ,, eu estou muito preocupada com ele . Ele é muito novo so tem apenas 19 anos . Eu estou obrigando ele a ia pro medico e pedir uma ultrasonografia . obrigada

  • 02/03/2012 em 10:02
    Permalink

    Bom dia,estou ainda aguardando a resposta de minhas duvidas q ainda n foram respondidas.Obrigada.

  • 27/02/2012 em 18:48
    Permalink

    muito obrigado pelo seus esclarecimentos
    me ajudou muito vlw

  • 22/02/2012 em 11:17
    Permalink

    MEU EX-MARIDO COMENTOU COMIGO QUE ESTA COM 4 CAROÇOS POR FORA DO TESTICULO 2 EM CADA TESTICULO SENDO QUE EM 1 TESTICOLO TEM 2 COROÇOS UM GRANDE E O OUTRO EM CIMA DESTE SÓ Q MENOR Q CAUSA DOR E NO OUTRO TESTICOLO TEM 2 CAROÇOS TBM E DA MESMA FORMA ELE SE APRESENTA,O CAROÇO MAIOR N DOE,MAIS O MENOR SIM,ELE DIZ Q SÓ DOE QUANDO SE COLOCAR ROUPA MAIS APERTADA OU SE SENTAR DE FORMA Q TOQUE NELES.OQUE PODE SER ISSO?OBRIG.

  • 14/02/2012 em 8:41
    Permalink

    Minha namorada apertou despretensiosamente meu testiculo direito na noite de domingo, 1h depois ja percebi um aumento do testiculo acompanhado de um nódulo e acontece que hoje esse nodulo aumentou e so sinto dores quando apalpo meu testículo direito será que tem haver com o aperto ou mais provável que seja alguma doença bacteriana? Insta salientar que esse nódulo é sólido, firme, duro.

  • 13/02/2012 em 5:25
    Permalink

    Pessoal, esta semana passada tive um inchaço enorme no meu testiculo direito, doia-me o testiculo, as costas, o abdomen, a perna, bem tudo o que andava ali perto, arranjei consulta no medico, ele de imediato me mandou para as urgencias. Fui ás urgencias, fui examinado por uma medica, mandou-me fazer analises á urina e ao sangue, resultado; UMA INFECÇAO, ORQUITE. A medica receitou-me anti-inflamatorios e antibioticos, e agendou-me uma consulta para o urologista passado 10 dias, Pessoal nao tenham receios nem medos nem vergonha, o medico esta la para ajudar, nao procurem na net uma resolução para os vossos problemas, vao ao medico, tratrem-.se de vcs e depois sim utilizem a net para uma pesquisa, mas tratem-se amigos SEM VERGONHA

  • 11/02/2012 em 15:44
    Permalink

    ola queria tira uma duvida , meu marido tem um monte de bolinhas maiores um pouco q uma sementinha de goiaba nos testiculos oq pode ser ?

Deixe uma resposta