Insolação, como se prevenir?

InsolaçãoA insolação acontece quando o organismo fica incapacitado de controlar a sua temperatura. Quando a pessoa tem insolação, a sua temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de baixar a sua temperatura endógena.

A temperatura corporal de uma pessoa com insolação pode subir até 41 graus, ou mais, em 10 a 15 minutos.

Causa
A insolação pode ocorrer depois de um longo período de sobreaquecimento sem ter havido a ingestão suficiente de fluidos e sal, ou então como resultado de um esforço físico pesado.

Sintomas
A insolação pode desenvolver-se rapidamente e nem sempre é precedido de sinais alarmantes, como dor de cabeça, vertigens (uma sensação de andar à roda) ou fadiga. A sudação costuma diminuir, embora nem sempre. A pele fica quente, avermelhada e geralmente seca. O ritmo cardíaco acelera-se e depressa pode atingir as 160 ou 180 pulsações por minuto, em vez do índice normal de 60 a 100 pulsações por minuto. O ritmo respiratório aumenta, mas a tensão arterial raramente varia. A temperatura corporal, que deverá ser medida no recto, rapidamente ascende a 40º ou 41ºC, provocando uma sensação de fogo interior. A pessoa pode sentir-se desorientada e confusa, perder rapidamente a consciência ou ter convulsões.

Tratamento
A insolação é uma urgência e deverão ser tomadas medidas imediatamente para salvar a vida do doente. Se não for possível transferir rapidamente a vítima para um hospital, dever-se-à envolve-la em lençóis ou panos molhados, submergi-la num lago, num riacho ou numa banheira de água fria e, inclusivamente, arrefece-la com gelo enquanto se espera a transferência. Uma vez no hospital, é constantemente controlada a temperatura corporal para se evitar um arrefecimento excessivo. É possível que o doente precise de receber medicamentos por via endovenosa para controlar as convulsões. Depois de um golpe de calor grave, recomenda-se internamento durante vários dias. A temperatura corporal pode sofrer oscilações durante semanas.

Prevenção

  • Procure locais frescos.
  • Evite esforços físicos.
  • Use roupas leves.
  • Aumente a ingestão de fluidos até a urina ficar limpa e as fezes normais.
  • Não consuma bebidas alcoólicas em excesso.

Em caso de dúvidas ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Fonte: Go Saude

Deixe uma resposta