Unidade de Acolhimento Adulto será inaugurada em Aracaju

O município de Aracaju é referência no Brasil quando o assunto é Saúde Mental e a partir do próximo dia 24 ganha mais um equipamento para fortalecer esse título: será inaugurada a Unidade de Acolhimento Adulto para atender usuários de álcool e outras drogas, buscando a reinserção social. A unidade ofertará acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade, seja ela social ou familiar, e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo.

A unidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) e a Organização Não Governamental Centro Integrado Raio de Sol (Ciras) e vai contar com uma equipe multidisciplinar formada por terapeuta ocupacional, cuidadores em saúde, pedagogo e psicólogo.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicosocial (Reaps), Karina Ferreira, a proposta é levar um serviço mais presente e individualizado às pessoas que necessitam de um acolhimento mais intensivo e complementar ao que é oferecido pelos Centros de Atenção Psicosocial (Caps). “O cuidado em álcool e outras drogas demanda em alguns momentos, várias estratégias que possam complementar essa assistência. Desta forma, identificamos a Unidade de Acolhimento como uma forma de cuidado mais qualificada que, consequentemente, nos trará resultados ainda mais positivos”, destacou.

 

Ainda segundo Karina, o serviço será oferecido de acordo com encaminhamento feito pelos Caps onde o indivíduo é atendido, mediante a identificação da necessidade para o tratamento.

Comente: