SSP/SE realiza entrega de dois veículos à Feconseg para trabalho de prevenção à violência

Um dos veículos será disponibilizado para o conselho que atua no bairro Santa Maria.

 

Na manhã desta quarta-feira, 21, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Divisão de Transporte (Ditran), realizou a entrega de dois veículos à Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe (Feconseg). A medida visa auxiliar os trabalhos desenvolvidos pela entidade comunitária no tocante à prevenção à violência no Estado, servindo como elo de comunicação entre a sociedade e a polícia.

Ailton FigueiroaSegundo o presidente da Feconseg, Ailton Figueiroa, a ajuda dada pela SSP/SE foi possível após uma reunião com o secretário João Batista, onde foi exposto a vontade dos representantes da Feconseg no sentido querer somar esforços com a polícia nas atividades de prevenção à criminalidade. “A partir desse diálogo, o secretário reconheceu o trabalho que estamos realizando, de levar mais assistência às comunidades, de orientar e conscientizar a população dando dicas de segurança; e prontamente se comprometeu a nos ajudar, disponibilizando no dia de hoje esses dois veículos”, disse Ailton Figueiroa.

Ainda segundo o presidente da Feconseg, um dos veículos será empregado na sede da federação e o outro será encaminhado ao conselho que funciona no bairro Santa Maria: “Utilizaremos um veículo para dar assistência aos demais conselhos de segurança no Estado; já o outro será disponibilizado para o conselho no Santa Maria, pois entendemos que lá existe uma mancha criminal que temos que combater com ação social”.

assinaturaNa ocasião, o superintendente executivo da SSP, coronel José Andrade, e Adriano Machado, direitor do Ditran, realizaram a entrega simbólica das chaves. O coronel Andrade falou sobre a parceria junto aos Conselhos de Segurança Comunitária: “os conselhos de segurança prestam o primeiro atendimento à comunidade e são a ligação entre a sociedade e a Secretaria de Segurança. Eles sabem o que a comunidade necessita e levam até a polícia os problemas, desempenhando um papel primordial, pois os integrantes fazem parte daquela localidade e repassam as informações para que nós da polícia possamos cumprir nossas tarefas, levando a paz para a comunidade. Pretendemos nos aproximar ainda mais da sociedade e sabemos que um caminho neste sentido é a parceria junto à Feconseg”, enfatizou.

cartilhaO presidente da Feconseg encerrou a solenidade agradecendo à SSP/SE e aproveitou para fazer o lançamento de um panfleto educativo com 10 dicas de segurança que seráo distribuídos nos ônibus de transporte coletivo da capital. “ A ideia é informar à população sobre os cuidados que devem ser tomados ao utilizar o transporte público, tomando mais cuidado no uso do celular em terminais de ônibus ou no interior do coletivo. Contamos com uma equipe de seis pessoas que estarão panfletando nesses coletivos”, finalizou.

Sobre a Feconseg 

O objetivo dos conselhos de segurança é organizar, unir e planejar ações de prevenção à violência, seja em um bairro ou município. A partir do momento que o conselho é criado, ele se reúne mensalmente objetivando discutir estratégias para melhorar a segurança no âmbito local. Atualmente a Feconseg está presente em 76 comunidades e conta com 1.050 pessoas fazendo a prevenção à violência em todo o estado de Sergipe de forma voluntária e comunitária.

Comente: