Prefeitura mantém equipes em atenção às chuvas

As chuvas chegaram com menor intensidade no início desta quarta-feira, 17, na capital sergipana. Nas últimas 24 horas, o acumulado foi de 9.4 mm, com maior índice de precipitações na zona Norte. Mesmo com alta da maré, que chegou, a 2.2, durante a tarde, os canais não apresentaram transbordamento. As equipes da Prefeitura de Aracaju estiveram monitorando a situação, que gera alagamentos pontuais em localidades geograficamente mais baixas, como é o caso de regiões no bairro São José. Por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a atenção da Defesa Civil às áreas de risco também ocorre de forma permanente. 

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, as ações planejadas previamente pela Prefeitura de Aracaju vêm apresentando resultados positivos, mas o trabalho deve ser intensificado, caso chuvas mais fortes venham a atingir a capital. “Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura otimiza o sistema de drenagem, evita entupimento de bueiros e , dessa forma, favorece o escoamento das águas da chuva. Nossas equipes da Defesa Civil mantêm atenção aos chamados que possam surgir, para uma rápida resposta à população, sempre que necessário”, informou o secretário. 

A população pode acionar a Defesa Civil a qualquer hora, por meio do número emergencial 199. O serviço pode ser acionado diante de rachaduras, risco de desabamento, inclinação de árvores e postes ou risco de deslizamento de terra. “A população deve ficar atenta aos sinais de anormalidade e acionar imediatamente a Defesa Civil, caso alguma situação que represente risco seja identificada”, reforçou Luís Fernando. 

A Defesa Civil mantém, ainda, um outro canal de comunicação com a sociedade. O serviço de alerta por SMS 40199, possibilita o cadastramento da população para recebimento de informações sobre possibilidade de chuvas intensas ou situações que demandem atenção. ” O serviço integra as ações preventivas, adotadas pela Prefeitura de Aracaju, para que a população possa se precaver diante da possibilidade de uma situação adversa”, frisou. 

Para realizar o cadastro é necessário, apenas, enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e, no corpo do texto, inserir o número do CEP da residência ou localidade sobre a qual deseje receber informações. O serviço é gratuito e habilita o cidadão a receber mensagens da Defesa Civil Municipal e Estadual.

Comente: