Prefeitura garante organização e tranquilidade para os bloquinhos de Carnaval

O espírito de alegria e liberdade do Carnaval se fez presente no último final de semana na capital sergipana. Ao todo, 29 bloquinhos desfilaram pela cidade, levando a folia para os aracajuanos. A Prefeitura de Aracaju deu todo apoio necessário, com um trabalho intersetorial que garantiu organização e tranquilidade. 
O período festivo movimenta a cidade, por isso, foi montada uma estratégia visando dinamizar o transporte público, bem como garantir a segurança dos foliões na ida e volta. Assim, a Guarda Municipal reforçou sua atuação em todos os terminais de integração, através da operação Terminal Seguro, inclusive, com a utilização da base comunitária de videomonitoramento. “A avaliação que fazemos dessa primeira semana da ação da Guarda Municipal nos terminais é excelente. Nós tivemos um aumento de 17% nas visitas às instalações e um aumento de 150% na abordagem de pessoas. Ainda assim, não houve prisões e apreensões, o que significa que o trabalho preventivo está funcionando. Nós continuaremos com essa intensificação por todo o Carnaval, contribuindo com a diminuição da criminalidade na capital sergipana”, aponta o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida.   Da mesma forma, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) atuou nos locais de grande concentração de pessoas, dando apoio, através de 34 agentes de trânsito nos eventos com maior participação popular. As medidas se mostraram efetivas, uma vez que nenhum grande transtorno foi registrado. 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou campanhas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuindo aproximadamente 10.200 insumos, entre preservativos (masculinos e femininos) e gel lubrificante. O intuito foi conscientizar a população dos riscos da prática sexual sem segurança. 
O planejamento levou em conta também a limpeza dos espaços públicos. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos destacou 11 equipes, que atuaram intensivamente durante todo final de semana em diversos locais da capital, utilizando 121 agentes. 
A Prefeitura continuará dando suporte aos eventos por ela autorizados, promovendo a cultura popular e permitindo que os cidadãos possam festejar com a segurança de uma cidade bem cuidada.  

Comente: