Prefeitura entrega nova Unidade de Qualificação Profissional do Santa Maria

stmaNesta sexta-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realiza a reabertura da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Santa Maria. Após passar por um processo de reforma e ampliação, o centro de aprendizagem estará novamente disponível a toda a comunidade do bairro Santa Maria e adjacências. O espaço fica localizado na Avenida Alexandre Alcino, S/N, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região. A solenidade de reinauguração acontece a partir das 8h.

Em 385m² de área construída, a UQP passará a contar com sete salas de aula – três a mais do que antes e totalmente climatizadas. O laboratório de informática foi outro setor modernizado, para garantir a utilização de máquinas em plenas condições de funcionamento. Assim como a nova fiação elétrica, a rede de esgoto também foi readequada, solucionando antigos problemas de insalubridade. No local, haverá ainda dois bicicletários e um estacionamento para até cinco veículos, oferecendo mais segurança aos alunos, visitantes e funcionários. Além disso, uma equipe da Guarda Municipal de Aracaju ficará 24h na unidade.

Expansão

A reinauguração da UQP Santa Maria representa a quinta iniciativa da administração municipal no intuito de ampliar e aprimorar os serviços da Fundat. As ações começaram em 2013, quando foi inaugurada a UQP Cléia Maria Brandão, no bairro Coroa do Meio. No ano passado, foi aberto o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), no bairro Santos Dumont, onde a população recebe todos os auxílios e orientações necessárias para iniciar o próprio negócio.

Em 2015, outras duas obras antecederam a reabertura da UQP Santa Maria. No mês de março, em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), foi entregue o Centro da Juventude de Aracaju, situado no conjunto Augusto Franco. Dias depois, foi a vez do Centro de Qualificação e Unidade Produtiva (CQUP) do Bairro 17 de Março, fortalecendo o acesso à educação profissional aos moradores da Zona de Expansão da capital.

Comente: