Prefeitura divulga cronograma de ações de combate ao Aedes aegypti desta semana

A Prefeitura de Aracaju divulga, nesta terça-feira, 29, as ações de combate ao Aedes aegypti que serão desenvolvidas nos bairros ao longo desta semana. A mobilização faz parte do Plano de Intensificação de Combate ao Aedes e busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitam, nesta terça-feira, 29, o bairro Aeroporto, na quarta-feira, dia 30, o bairro Cidade Nova. Já no dia 31, será a vez do bairro Farolândia.

“Nossos agentes incentivam as pessoas durante essas visitas na participação ativa ao combate do mosquito, pois cabe ao morador fazer a verificação diária a fim de evitar novos criadouros nas residências”, explica a supervisora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Edjeane Scarlet Figueiredo.

Os agentes também aplicarão o fumacê costal nesta terça-feira, dia 29, no bairro Olaria. “Na aplicação, cada dupla de agentes atua entre quatro e sete quarteirões. Esse serviço é sempre executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, acrescentou Edjeane.

“A partir de sexta-feira, 1º, os agentes darão início à coleta e levantamento dos dados para a confecção de um novo LIRAa, que deve ser divulgado em novembro. A partir dele é que poderemos identificar e definir quais são as localidades que mais precisam de uma atuação intensificada de nossas equipes”, esclareceu a supervisora.

Mutirão

No próximo sábado, dia 2, por ser um feriado nacional, não será realizado o mutirão. Desde o início da execução do Plano de Intensificação de Controle do Aedes, a Prefeitura de Aracaju já realizou quinze mutirões aos sábados. Até o momento já foram contemplados os bairros Japãozinho, Santa Maria, Olaria, José Conrado de Araújo, Santo Antônio, Industrial, Dom Luciano, Pereira Lobo, Cidade Nova, Palestina e Jardim Centenário.

Comente: