Praia Formosa já está com mais de 70% executada

Transitar pela região litorânea de Aracaju é sempre uma certeza de apreciar belas paisagens naturais e contemplar cartões postais deslumbrantes. Encantadora, a capital sergipana torna-se a cada dia mais acolhedora e cresce dentro do circuito turístico entre as capitais nordestinas, despontando sempre como uma cidade bastante procurada na alta estação. A prova disso, são as constantes reportagens veiculadas em grandes veículos com cobertura nacional que reconhecem a beleza da cidade das “araras e dos cajus” e recomendam aos potenciais visitantes a também desfrutarem de todos os encantos da terra dos caciques tupinambá Surubi, Serigy e Aperipê. Contudo, em poucas semanas os aracajuanos e turistas poderão contemplar mais um local de rara beleza e dotado de uma linda arquitetura, o calçadão da Praia Formosa, localizado no bairro 13 de Julho e margeado pelo encontro das águas dos rios Sergipe e Poxim.

A atual gestão da PMA, após detectar e corrigir os riscos que poderia comprometer prédios e a avenida Beira Mar, tendo que construir uma contenção da balaustrada da avenida e de defensa litorânea, passou a urbanizar o local com medidas que se aproximam dos 20 mil metros quadrados. O moderno projeto arquitetônico engloba, além da construção da praça, a integração com um posto policial e diversos elementos urbanos e paisagísticos a exemplo de espelho e túnel d’água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado.

O espaço vai permitir, além da integração física, elementos contemplativos. Os frequentadores do espaço também terão acesso a internet gratuita, através de pontos com Wi-Fi espalhados em locais estratégicos. Também está sendo construído um mirante que terá teto com vegetação de gramíneas verdes e dois quiosques, dobrando a área de uso e ampliando as possibilidades de lazer. Outros quatro quiosques serão construídos na área central da Praia Formosa. Orçada em R$ 5 milhões, com recursos próprios, a obra entra na reta final.

Reta final

Com 75% do trabalho já concluído, os profissionais se revezam em frentes de trabalho na parte de infraestrutura, jardinagem e iluminação. A expectativa é entregar a obra já na primeira quinzena de Julho. Em fase de acabamento, as equipes estão atuando na implantação de guarda-corpos, para garantir a segurança dos visitantes. No decorrer dos próximos dias toda parte de arborização e paisagismo também terá novidades e serão ambientados novas mudas arbóreas, além das 22 palmeiras imperiais que já existem no local.

Visita técnica

Na manhã desta terça-feira, 7, a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a engenheira Socorro Cacho, fez uma visita técnica à obra para acompanhar o ritmo mais célere nesta etapa da obra. Acompanhada pela arquiteta Angélica Rocha, que assina o projeto arquitetônico da Praia Formosa, e pelo diretor de Obras da Emurb, Sérgio Gentil, Socorro Cacho ficou otimista quanto à conclusão.

“Caso não haja nenhuma anormalidade técnica, climática ou burocrática, a meta é presentar os aracajuanos já agora no próximo mês, porque a parte estrutural já está totalmente erguida, ficando as etapas de urbanização e paisagismo. Sem dúvida será um dos mais belos cartões postais de nossa capital”, explica Socorro Cacho.

Comente: