Obras na Atalaia e Coroa do Meio já apresentam ganhos urbanísticos

Mais um passo importante está sendo dado para solucionar alguns problemas existentes nas ruas que fazem o traçado urbano dos bairros Atalaia e Coroa do Meio. Localizados em uma região costeira, várias ruas dos dois bairros ainda não possuem a infraestrutura necessária. Foi para sanar estes problemas estruturais que a Prefeitura de Aracaju retomou duas obras de infraestrutura que juntas somam investimentos de mais de R$ 28 milhões e beneficiam aproximadamente 30 ruas das duas localidades.

Conveniados entre a gestão municipal e o Governo Federal, os recursos serão aplicados na terraplenagem, implantação e complementação da rede de drenagem, pavimentação de ruas, construção de canal, e a obra está dividida em duas etapas e com frentes de trabalho que, cotidianamente, dão celeridade à execução e consolida a paisagem da área residencial e turística.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sergio Ferrari, esta obra é muito importante para uma área litorânea e que teve uma ocupação desigual desde a década de 60 do século passado. “É um ponto de nossa capital que está situado na confluência do rio Sergipe com o oceano Atlântico e, por isto, mais suscetível à salinidade e ao solo mais arenoso. É bom que se relembre que antes da ocupação havia ali havia duas coroas arenosas, e um canal que foi gradativamente desaparecendo e dando origem ao que chamamos de planície de maré” , explica Ferrari, completando que “para compatibilizar o fluxo urbano com a formação morfológica, o projeto inclui a construção de um canal de concreto armado medindo 2,1 km, que aumentará a capacidade de vazão do sistema de drenagem, beneficiando outras partes da zona Sul”.

Etapas

O projeto da primeira etapa da obra inclui serviços de terraplanagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica de 12 ruas. No total, serão pavimentados 8 km de vias e a implantação de mais de 14 mil metros de meios-fios, equipamento que marca o desnível entre a calçada e o pavimento, orientando, assim, pedestres e transeuntes. Já a segunda etapa, compreende a complementação da drenagem e pavimentação em 16 ruas dos bairros Atalaia e Coroa do Meio. A obra engloba mais de 11 km de pavimentação, implantação e manutenção de poços de visitas e boca de lobo.

Cronograma

A velocidade na execução dos primeiros trechos estão bem adiantados e já é possível perceber os benefícios das primeiras ruas pavimentadas. Apenas nesta fase cerca de 20,4 mil toneladas de asfalto já foram aplicadas. Em outras frentes de trabalho mais de 30 operários se dividem em escavar, nivelar e assentar equipamentos urbanos necessários para a base do novo pavimento. Para realizar ações no solo são utilizadas três retroescavadeiras, uma patrol, três caçambas, uma bomba de rebaixamento para atuar junto ao lençol freático, e outros equipamentos necessários para o andamento da obra.

 

Comente: