Núcleo de Apoio ao Trabalho Itinerante oferta serviços gratuitos na Grande Aracaju

As próximas atividades acontecem nesta sexta, no Shopping Jardins, e neste sábado, na Faculdade São Luís de França

Durante a semana, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), realiza uma série de ações externas levando serviços como emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), intermediação de mão obra e cadastro do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para pontos da Grande Aracaju. A primeira ação do NAT Itinerante já aconteceu nesta quarta-feira (07) quando a equipe realizou atendimento no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS). As próximas atividades acontecem na próxima sexta-feira (09) no estacionamento do Shopping Jardins, e no sábado (10) na Faculdade São Luís de França.

Durante a II Feira de Estágios da UFS, que integra as atividades da Semana Acadêmica da instituição, foi grande a procura por jovens e adultos que desejam o primeiro emprego ou reinserção no mercado de trabalho. O adolescente Rafael Nicolas da Silva Santos, 14 anos, aproveitou uma visita à instituição para fazer a primeira via da Carteira de Trabalho. “Decidi fazer logo porque quero começar a trabalhar assim que puder, para me tornar independente. Foi muito bom poder fazer o documento aqui na UFS, porque aproveitei e vim com minha mãe”, disse.

Rubivânia Silva Santos, é funcionária e estudante da UFS. Ela mora do bairro Santo Antônio e aproveitou a ação para atender ao pedido do filho Nicolas. “Quando recebi o e-mail falando desse evento, fiquei maravilhada porque era a oportunidade que precisávamos. Eu vim para a minha aula e o trouxe para fazer a CTPS, porque ele já garante que quer trabalhar logo”, afirmou.

A próxima parada da equipe do NAT é no estacionamento do Shopping Jardins, nesta sexta-feira (09) durante a ação ‘Conexão Comunidade’. Na ocasião, os serviços de intermediação de mão de obra e emissão de CTPS estarão disponíveis para a população das 8h às 17h.  Segundo a coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Seidh, Sandra Magna Rezende, “a intenção do NAT Itinerante é facilitar a vida do trabalhador e de quem deseja uma recolocação profissional. Levamos os nossos serviços para onde o público está. Nem todos têm tempo ou condições de se deslocar até a nossa matriz”.

Já no sábado, dia 10, a equipe do NAT Itinerante estará na ‘1ª Feira de Oportunidade São Luis Carreiras’, na Faculdade São Luis de França, das 8 às 13 horas. No local, além da emissão de CTPS e cadastro no SINE, também será possível realizar inscrição para os cursos rápidos que integram as Oficinas de Qualificação Profissional:  ‘A nova Legislação Trabalhista’, ‘Educação Previdenciária’ e ‘Segurança Alimentar – Manipulação de Alimentos’.

Para quem deseja realizar algum serviço do NAT, é necessário levar alguns documentos. Para emissão da CTPS (carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento – todos originais), cadastro do SINE (carteira de identidade, CPF e comprovante de residência – todos originais), inscrição nas Oficinas de Qualificação Profissional (carteira de identidade, CPF e comprovante de residência e CTPS – todos originais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *