No Centro, equipe da SMTT orienta condutores sobre os direitos do pedestre

Com o objetivo de garantir a segurança e o direito dos pedestres, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, realizou, nesta quarta-feira, 4, uma ação educativa na faixa de pedestre da rua Itabaianinha, próximo à Câmara de Vereadores, no Centro da cidade.
A ação visa ao cumprimento do artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual estabelece que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via. Além disso, o art. 214 define como infração de trânsito gravíssima o descumprimento dessa norma, estando sujeito a penalidade de multa quem não der preferência ao pedestre que estiver atravessando uma via na faixa que se direciona a ele.
“Muitos motoristas aqui em Aracaju ainda insistem em desrespeitar a vez do pedestre na faixa. É importante lembrar aos condutores que isso é um direito assegurado por lei e que deve ser cumprido. É necessário respeitar a lei também como medida de segurança, diminuindo assim a incidência dos acidentes”, explica Heloísa Rezende, que faz parte da CET. 
A atividade contou com a abordagem aos pedestres que transitavam pelo local. A equipe da SMTT orientou a forma adequada e mais segura de fazer a travessia na faixa. A contadora Maria do Carmo dos Santos passou pela faixa e aprovou a ação. “Essas ações são fundamentais para o bom funcionamento do trânsito da cidade. As pessoas precisam respeitar a preferência do pedestre”, frisa dona Maria do Carmo.
Já o garçom Adalto Barbosa de Oliveira parabenizou a iniciativa. “Esse trabalho é importante e conscientiza não só os pedestres, mas também os motoristas para que eles respeitem a faixa. É mais seguro para todos”, disse. 
ProgramaçãoAo longo da semana, a Coordenadoria de Educação da SMTT continua desenvolvendo atividades educativas. Confira a programação:
5 de setembro Ação Educativa na faixa de pedestre da av. José Carlos Silva, às 6h30.
Ação Educativa para pedestres na av. José Carlos Silva, no Terminal do DIA, das 6h30 à 7h.
6 de setembro Ação educativa na faixa de pedestre, no semáforo da Tancredo Neves com Beira Mar, próximo ao espaço Emes, às 7h.
9 de setembroAção educativa na faixa de pedestre, na avenida Altamira (embaixo da ponte de acesso à Barra dos Coqueiros), às 7h30.

Comente: