Equipe semafórica da SMTT garante pleno funcionamento dos semáforos de Aracaju

Para instalação de novos equipamentos de sinalização e a manutenção dos que já existem, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) conta com uma equipe semafórica, composta por 11 profissionais.

Em dias chuvosos, como esta quarta-feira, 17, a equipe semafórica é responsável pela correção dos problemas causados pela água nos equipamentos da cidade. Durante a manhã, oito equipamentos apresentaram pane elétrica e foram rapidamente consertados pela equipe. Também faz parte do trabalho o conserto dos semáforos danificados em acidentes de trânsito ou pela ação de vândalos que furtam os cabos.

O coordenador de sinalização da SMTT, Diego Carvalho, ressalta a importância do trabalho desenvolvido. “Os semáforos são muito importantes para o funcionamento do trânsito e da cidade, consequentemente. Se esses semáforos apresentassem defeito de funcionamento e não tivéssemos uma equipe especializada no reparo deles, a cidade iria parar até que o equipamento fosse substituído por um novo, ou até que alguém fosse contratado exclusivamente para consertá-lo”, explica.

Andrews Santos faz parte da equipe e explica como funciona o trabalho. “Geralmente, as pessoas percebem que o semáforo está apagado ou piscando no amarelo e entram em contato através do Disque Trânsito – 118. Eles nos repassam a informação e nós vamos imediatamente ao local. Nós verificamos o que gerou a pane e tentamos consertar o mais rápido possível para evitar danos ao trânsito da cidade. A depender da situação, nós pedimos o apoio dos agentes de trânsito para organizar o fluxo de carros enquanto trabalhamos, somando os esforços”, continua Andrews.

Novos semáforos

Atualmente, Aracaju possui 140 cruzamentos semaforizados. Desses, 139 são analógicos e um é digital, também chamado de inteligente. Com a modernização dos equipamentos, anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no início deste ano, todos os cruzamentos terão semáforos digitais, ou seja, semáforos que se auto-reprogramam a partir do fluxo das vias.

De acordo com o superintendente Renato Telles, a modernização inclui a substituição de todos os equipamentos do parque semafórico atual. “A instalação dos novos semáforos já foi iniciada na avenida Heráclito Rollemberg. O parque semafórico de Aracaju será ampliado para 150 cruzamentos e será totalmente modernizado. Os equipamentos serão substituídos e receberão novas tecnologias, passando por uma manutenção em toda sua infraestrutura e interligados por uma rede de comunicação (fibra ótica)”, informou.

Para controlar o novo parque semafórico de Aracaju, será implantada uma Central Semafórica na SMTT, que permitirá a gestão inteligente do trânsito. Através dela, será possível alterar as programações por conta das mudanças no fluxo de veículos em tempo real e alterar o sincronismo, inclusive dando prioridade ao transporte coletivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *