Edvaldo firma convênio com a Fecomércio para realização do Natal Iluminado

O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Federação do Comércio de Sergipe, Laércio Oliveira, assinaram, na manhã desta segunda-feira, 30, o convênio para realização do “Natal Iluminado”, na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. A iniciativa compreende a iluminação e ornamentação da área, além da realização de atividades artísticas no local. A programação se iniciará no dia 1º de dezembro e se repetirá anualmente até 2020.

Na mesma solenidade, Edvaldo e Laércio também firmaram parceria para o desenvolvimento de atividades de assistência, lazer e de saúde na praça Mariana Moura, no bairro 17 de Março. O projeto “Com Unidade” tem duração de oito meses e levará cursos, oficinas, atividades recreativas, esportivas, de turismo social, de Educação e Nutrição. Também serão disponibilizados para os moradores da localidade serviços odontológicos e exames. O projeto é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) conveniado com a prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social.

Para o prefeito, a parceria com a Fecomércio representa o primeiro passo para que Aracaju volte a ser uma referência no período natalino. “No meu mandato anterior como prefeito, Aracaju era uma das cidades mais iluminadas no final do ano. Agora, estamos recomeçando este trabalho. Neste primeiro ano, a partir de uma parceria com a Fecomércio, teremos o Natal Iluminado, na praça Fausto Cardoso, que é simbólica para a cidade, com investimento de R$ 250 mil, feito integralmente pela entidade. Com isso, irá gerar movimentação no Centro. Serão eventos diários, com coral e shows, que vão potencializar a economia. Este é o recomeço de um trabalho que já fizemos no passado e que retomaremos para atrair mais turistas para a nossa cidade e fortalecer os negócios locais”, afirmou.

Em relação ao projeto “Com Unidade”, Edvaldo se disse muito feliz em ter poder firmar um convênio que repercutirá positivamente na vida dos moradores do bairro 17 de Março. “Aquele bairro foi feito por mim, então é algo que me deixa especialmente feliz. Além disso, é a praça que leva o nome da filha do deputado Laércio, Mariana, que era uma pessoal muito querida, com quem eu tinha uma relação muito boa. Serão investidos R$ 200 mil para desenvolver atividades educativas, num bairro muito carente. É a presença efetiva do poder público numa parceria com a iniciativa privada que levará dignidade para o povo”, ressaltou.

Presidente da Fecomércio e deputado federal, Laércio Oliveira comemorou as parcerias firmadas com a administração municipal. “São dois convênios que nos alegram muito e demonstram o nosso compromisso com a cidade. O investimento no Natal Iluminado vai levar atratividade para o Centro, para uma praça que é o cartão postal do Natal de Aracaju. Humanizamos ta ação, pois não será apenas a iluminação do local, mas haverá atividades todos os dias, com a participação das crianças, com oficinas, com coral, com artistas da terra. Como reflexo natural disto, o comércio ficará aquecido”, disse.

De mesmo modo, o parlamentar destacou a importância do projeto “Com Unidade”, que, segundo ele, “vai abraçar a comunidade do 17 de Março em todas as suas necessidades”. “Vamos cuidar das pessoas, pelo viés social, para entender a realidade delas e oferecer qualificação, atividades recreativas. É um investimento que fará a diferença naquele bairro”, afirmou.

Parceria

Em seu discurso, durante a solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira reiterou sua disposição em trabalhar por mais parcerias entre a prefeitura e a iniciativa privada. Ele frisou que desta forma pretende inaugurar um novo modelo de gestão na prefeitura de Aracaju. “Este é um momento importante pra nossa cidade. Fiz questão de realizar um ato público que pudesse, de maneira clara, mostrar para a sociedade que estamos inaugurando uma nova forma de fazer política. Esta é uma parceria que não de interesses pessoais, nem políticos, mas em benefício da cidade. É a alternativa para enfrentarmos o momento de crise. Quero reconhecer a grandeza do gesto de Laércio, sua visão e compromisso, que enche o meu coração de alegria”, ressaltou.

Laércio concordou com a visão do prefeito. “Sou um seguidor das urnas. Quando a urna decide quem é o representante do povo, é para este que eu devo voltar os meus olhos. Então, nós somos a caravana, nós vamos passando. Pode deixar que critiquem, pois o nosso foco é o trabalho, seguindo adiante, em benefício da população. Tenho certeza absoluta que o prefeito Edvaldo Nogueira promoverá ações que a sociedade precisa”, disse.

Representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, Gilson Figueiredo elogiou a parceria. “É a concretização de um sonho que todos esperavam. Está de parabéns o prefeito Edvaldo e o deputado Laércio. O inicio desta parceria público-privada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas trará grandes frutos. Retomar a iluminação do Centro, que sempre foi um atrativo, é uma forma de trazer de volta a movimentação do comercio para se contrapor à crise”, destacou.

Natal Iluminado

Pelo convênio, a prefeitura oferecerá toda a infraestrutura necessária à realização do Natal Iluminado, promovendo a segurança, o fornecimento de energia elétrica e a liberação do espaço público, além do serviço de limpeza pública. A Fecomércio ficará responsável pela iluminação natalina e pela decoração. A programação das atividades artísticas será definida nesta terça-feira, 31, em reunião entre a dirigente do Sesc, Adely Carneiro, e o presidente da Funcaju, Silvio Santos.

Prestigiaram a solenidade de assinatura, no auditório do Centro Administrativo, os vereadores Antonio Bittencourt, Anderson de Tuca e Pastor Alves; o superintendente do Senac, Paulo do Eirado; o empresário João Ávila, da Associação Brasileira de Agências de Viagem, além dos secretários municipais.

Comente: