Ceac’s voltarão a ter atendimento por agendamento

Novo sistema de agendamento começa a funcionar a partir de segunda-feira, 10

O atendimento por meio de agendamento voltará a funcionar nos Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s). A partir da segunda-feira, 10, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) iniciará as atividades do serviço Agenda Direta nos guichês da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O agendamento deverá ser realizado por meio do telefone 0800-0796100 ou presencialmente em qualquer unidade do Ceac.

A Agenda Direta é uma ferramenta que possibilita aos usuários dos Ceac’s agendarem préviamente o dia e horário que desejam ser atendidos, sendo necessário, apenas, comparecer ao local com 15 minutos de antecendência. A ferramenta, desenvolvida pela equipe da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (Sumog/Seplag), tem como objetivo acabar com as filas e agilizar o atendimento. Vale salientar que será mantido um percentual de 20% das senhas para quem não fez o agendamento e precisa resolver alguma pendência nas centrais de atendimento.

“Anteriormente tínhamos um serviço de agendamento que estava defasado e não atendia as nossas necessidades, por isso, buscamos desenvolver essa ferramenta, que irá suprir todas as demandas de agendamento dentro do Governo”, informa Luiz Antônio Uchôa, superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag.

Para realizar o agendamento via Call Center ou presencial, o cidadão deverá informar o número do CPF, nome completo, telefone. Futuramente, o agendamento também poderá ser realizado via portal, sendo necessárias as mesmas informações para cadastro, incluindo o e-mail.

O horário para agendamento poderá ser realizado das 7h15 às 17h45 ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. “Inicialmente estamos agendando o serviço da SSP, já que o Detran atende por meio de agendamento próprio. Os demais serviços irão ser contemplados pelo agendamento gradativamente”, informa o diretor Geral dos Ceac’s, Rodrigo Farias.

Otimização do tempo do cidadão

A Agenda Direta é um sistema que estará disponível na SSP dos Ceac’s da Rodoviária Nova, Rua do Turista e Shopping Riomar, mas que pode ser disponibilizado pela Seplag para ser utilizado em qualquer atendimento do Governo do Estado. “Por se tratar de um sistema nosso, podemos disponibilizá-lo para qualquer instituição do Governo, basta solicitação do gestor da pasta interessada”, completa.

Através da Agenda Direta, o gestor dos Ceac’s poderá avaliar como está funcionando o atendimento, se o sistema está trabalhando corretamente, além de verificar o tempo médio que cada atendente passa com cada usuário. “É uma ferramenta completamente parametrizada, onde visualizamos quantos guichês estão em atendimento e quais não. Controlamos, também, o tempo de chamada entre uma senha e outra. Tudo isso para garantir que os usuários que necessitam dos serviços oferecidos nos Ceac’s tenham rapidez e eficiência em resolver o que precisarem”, finaliza o superintendente.

Comente: