Aplicativo do ClimAju facilita acesso aos serviços de monitoramento do tempo e clima na capital

A plataforma para monitoramento do tempo e clima, na capital, ClimAju, já disponível no site da Prefeitura de Aracaju, também pode ser acessada através de aplicativo. Com informações na palma da mão, a população pode se preparar diante da possibilidade de chuva e demais instabilidades que podem ser provocadas por outras variações meteorológicas.
O atalho, na tela do celular, pode ser instalado tanto em aparelhos com sistema Android quanto iOS. O recurso facilita o acesso às informações em tempo real sobre a temperatura, umidade relativa do ar, intensidade da chuva, fases da lua e as previsões do tempo, com atualizações diárias e perspectiva para o período de até 15 dias.
O sistema é composto por 18 pluviômetros; sete câmaras que apresentam, em tempo real, o comportamento do clima em diversas regiões da cidade; cinco sensores de inundação; dois sensores de movimentação de terra; três sensores de velocidade do vento, distribuídos de maneira estratégica na capital; além do serviço de previsão meteorológica, operacionalizado por uma empresa especializada contratada pela gestão municipal.
Além de proporcionar dados atualizados de forma facilitada aos aracajuanos, o serviço contribui com o trabalho das equipes para monitoramento da cidade e diminuição do tempo de resposta, diante de possíveis situações adversas. 
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que essa ferramenta integra as ações voltadas à resiliência da cidade. “Com as informações disponibilizadas através desse sistema, a população poderá se preparar e adotar medidas preventivas contra riscos, assim como o órgão também amplia sua capacidade de monitoramento, para uma atuação ainda mais assertiva e ágil”, considera.
Android

Para baixar o aplicativo nos smartphones com sistema Android, basta abrir o navegador web do celular e acessar o site instarain.com.br/climaju. Assim que carregar a página, deve aparecer um pop-up de notificação sugerindo o download do aplicativo; caso isso não ocorra, é só clicar no ícone de opções do navegador e escolher a opção “instalar aplicativo”, ou até mesmo clicar na seta de download na parte superior do navegador. 
Para celulares que usam o Android, as opções de download citadas acima variam a depender da versão do sistema que o usuário esteja utilizando no aparelho. Após concluído o download, basta procurar o aplicativo na lista de apps do celular e utilizar sempre que precisar.
iOS
Já para baixar o aplicativo nos aparelhos que utilizam o sistema iOS, é necessário abrir o navegador Safari (o download só é possível através desse navegador), acessar o site instarain.com.br/climaju e clicar, quando a página estiver carregada, no ícone de compartilhamento (uma caixinha com seta sinalizando para cima, localizada na parte central-inferior do aplicativo de navegação web).
Após clicar em compartilhar deve aparecer, na tela, uma série de opções, então é preciso clicar em  “Adicionar à Tela de Início”. Quando o download estiver concluído, basta procurar o ClimAju na lista de aplicativos baixados no celular.

Comente: