Bancos podem oferecer opção de conta eletrônica sem cobrança de tarifa Brasil em 28/02/2011 19:23h por Bareta | Comente


Stênio Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Entra em vigor amanhã (1º) a medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) que cria a opção de os bancos oferecerem a seus clientes a conta-corrente movimentada exclusivamente por meios eletrônicos (internet, caixa eletrônico e celular). Com isso, o cliente fica isento da cobrança de tarifas.

 

Em aviso divulgado hoje (28), o Banco Central esclarece que a medida é mais uma alternativa com vistas a promover a inclusão financeira em todos os níveis. De acordo com o BC, os bancos podem decidir se oferecem esse tipo de movimentação a seus clientes, com acréscimo de cláusula adicional ao contrato de direitos e obrigações, sem cobrança. Admite, porém, a cobrança de tarifa de cadastro para novos clientes.

 

Quando o cliente precisar usar meios não eletrônicos (guichê de caixa, correspondente no país ou atendimento telefônico com auxílio de telefonista) a tarifa correspondente será cobrada. Mas, se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis, o acesso aos canais de atendimento não eletrônicos “não pode ser objeto de tarifa”.

 

O BC divulgou também que novas regras de tarifas sobre cartões de crédito vão entrar em vigor, mas só em 1º de junho. Para os contratos formalizados a partir de então, os bancos só poderão cobrar cinco tarifas, referentes à anuidade, emissão de segunda via do cartão, ao uso para saque, no pagamento de contas e pedido de avaliação emergencial no limite de crédito. Para os contatos anteriores àquela data, essas regras só começam a valer em 1º de junho de 2012.

 

Edição: João Carlos Rodrigues

Veja Também:

  1. Emissão de boletos bancários cai 10% com novo sistema de cobrança
  2. Homicídios decorrentes de assaltos em bancos aumentaram 113% em 2011, mostra levantamento
  3. Reajuste da conta de luz será menor para distribuidoras de energia que prestarem serviços ruins
  4. Entram em vigor novas regras para uso do cartão de crédito.
  5. Prefeitura libera acessos eletrônicos aos shoppings. Cobrança continua proibida

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post.

Comente

Responda, quanto é:

[ 8 + 2 ] =