Apresentação do manto de Nossa Senhora é momento solene do Círio de Nazaré

Um dos momentos mais aguardados pelos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, ocorre nesta quinta-feira (8): a apresentação do manto que é usado para envolver a imagem peregrina durante as festividades do Círio.

A peça será mostrada às 18h30, na Basílica Santuário, após missa celebrada por dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém.

Todos os anos, a imagem da Santa é vestida com um manto diferente, que é mantido em segredo até a missa de apresentação. Pela segunda vez seguida, a estilista Stela Barros foi escolhida pela diretoria do Círio para a confecção da peça.

O manto é um dos símbolos mais tradicionais do Círio de Nazaré.

A paraense Teresinha de Jesus Feitosa, de 66 anos, está ansiosa para acompanhar novamente as festividades de perto. Ela deixou Belém, sua cidade natal, aos 21 anos, para tentar a vida em São Paulo. Quarenta e cinco anos depois, Terezinha voltou, acompanhada da filha Laniela de Jesus e vai participar da apresentação do manto.

“Se Nossa Senhora me der saúde, quero participar de tudo. Eu vim agradecer tudo que Nossa Senhora me deu: minha família, saúde para chegar até aqui e meus filhos. Eles me deram de presente esta viagem de volta à minha terra. Eu estou muito feliz”, afirmou Terezinha.

A abertura oficial das festividades do Círio de Nazaré ocorreu terça-feira (6). No domingo (11), haverá a procissão principal, que leva a imagem peregrina do Largo da Sé até a Praça Santuário, um percurso de 3,6 quilômetros, que reúne cerca de 2 milhões de pessoas.

Edição: Graça Adjuto

Ariane Póvoa – Enviada Especial da EBC

Comente: